Connect with us

+ Esportes

Exemplo de superação, jaraguaense supera câncer durante gravidez e volta às corridas

Foto: Trilhas BR Fotop

A história de Lady Karine André renderia tranquilamente um livro ou até mesmo um filme. Muitos capítulos viriam repletos de dramaticidade, tristeza e angústia. Mas tudo isso se apagaria com um final feliz, estrelado por uma protagonista com uma história de superação fora do comum.

Em 2019, o OCP e Avante! contaram o drama da jaraguaense de 36 anos, diagnosticada com um bloqueio cerebral, causado por sintomas de depressão com a perda do pai, stress e o sedentarismo, que levou a obesidade e a fez perder o movimento das pernas, precisando ficar em uma cadeira de rodas.

Após dois anos de muita dedicação e sessões de fisioterapia, ela voltou a andar, virou um exemplo de atleta e conquistou 40 pódios na época em corridas de rua, cross (corrida em terreno aberto ou acidentado), montanhas ou de obstáculos.

Foto: Simone Seguro

Porém, justamente quando estava no auge da carreira, Lady não imaginava que a maior batalha pela vida ainda estaria por vir. E em dose dupla. No ano de 2020, em meio a pandemia da Covid-19 e a gestação do terceiro filho, a corredora começou a sentir dores estranhas na região pélvica e procurou um médico.

Depois de diversos exames, surgiu a notícia devastadora com a descoberta do sarcoma uterino, um câncer raro no útero.

“Ali começou outra batalha. O câncer você nunca espera e te tira o chão. É tudo tão rápido, porque você olha para os filhos como eu tenho e começa a ter muitos questionamentos. É cruel e destrói o emocional”, contou.

Mas a ideia de desistir nem passou pela cabeça. A atleta se agarrou na vontade de viver e principalmente ao filho ainda dentro da barriga para continuar escrevendo sua jornada de coragem e resistência.

“Minha trajetória era tão linda e não queria que aquilo acabasse. Se eu desistisse, meu filho morria. Descobri tudo junto e tinha que lutar por ele”, lembrou.

A caminhada não foi fácil. Com situação de alto risco por conta da gravidez, ela optou por não fazer quimioterapia ou radioterapia. A decisão acarretou na perda de peso e várias adversidades pela baixa imunidade, como diabete gestacional, problemas cardíacos, pressão baixa e anemia extrema, impossibilitando de fazer uma simples caminhada.

“Deus escolhe pessoas para fazer sua obra. Essa foi a época que mais tive fé. Eu realmente acreditava que tudo ia acabar bem. Eu não aceitava morrer”, declarou.

Com a fé e persistência, a jaraguaense ultrapassou todas as barreiras, e Anthony nasceu, forte e saudável. Com a chegada do menino, Lady Karine iniciou o tratamento contra o câncer, que também foi um sucesso.

Lady com o filho Anthony na época | Foto: Arquivo pessoal

Hoje, a atleta que trabalha como ‘motogirl’ em Jaraguá do Sul olha para trás e se orgulha por toda luta enfrentada desde o diagnóstico até a cura do câncer.

“Deu tudo muito certo. Em dois anos, eu estava bem e liberada para poder voltar a treinos. Estou a sete meses treinando firme e numa fase muito boa de saúde. Me sinto renovada e mais forte do que antes”, afirmou.

O retorno aos treinos e provas

Revigorada e com o espírito vencedor correndo nas veias, Lady tratou de voltar às atividades assim que recebeu a liberação do médico. Começou com treinos leves, retornou à academia e foi se adaptando de acordo com a capacidade do corpo. Tudo acompanhada pelo professor Adelmo, com quem criou uma ligação desde que iniciou no esporte.

Durante a preparação, estipulou a meta principal de voltar a competir na Green X Race, uma das provas de obstáculos mais insanas do Brasil, realizada na cidade catarinense de Dona Emma.

Foto: Trilhas BR Fotop

E como em toda sua trajetória de vida, a jaraguaense cumpriu mais esse objetivo. No último domingo (19), ela foi uma das 600 inscritas no evento, ficando na 15ª colocação da categoria Elite, que reuniu as melhores corredoras do Estado.

“Fui com cautela, visto que era a primeira prova depois que passei pelos problemas de saúde. O objetivo era finalizar o percurso e não se lesionar, além de testar e sentir meus limites. Acabei vendo que correr é a mesma coisa que andar de bicicleta, você nunca mais vai esquecer as técnicas que adquiriu ao longo do tempo que disputou. Sou um rosto conhecido e me senti muito feliz em ver que tantos atletas hoje ainda me reconhecem e me veem como inspiração”, destacou.

Próximos objetivos

Com a volta oficializada, a corredora já traça outros planos e tem novas programadas para os meses de abril, maio, julho e setembro.

Mas não só isso. Lady Karine deseja continuar ajudando outras pessoas que passaram ou seguem enfrentando o mesmo problema.

“Estou muito feliz de estar aqui de novo, podendo mostrar e incentivar outras pessoas a não desistir. Conheço muita gente que está passando por essa situação e é muito triste. Sempre digo para se afastar de situações negativas e pensar em coisas positivas por pior que seja o tratamento, além de não se entregar nunca”, disse.

“Se pudesse dizer alguma coisa pra pessoas que passam por esse tipo de situação é que não desistam e não percam a fé. Que sigam a linha do tempo de suas trajetórias e percebam que a vida foi magnifica, linda, e que aquilo não é o final. Pensem positivo, acredite em você e isso é somente uma provação. E quando voltarem, vão ser muito mais fortes e terão um poder interior muito grande, porque nada mais vai abalar”, finalizou.

More in + Esportes