Taila Santos enfrentaria Erin Blanchfield em fevereiro, mas por conta de problemas no visto-americano, a luta em Las Vegas foi cancelada. Passados três meses, o UFC remarcou o confronto entre elas no peso mosca (até 56,7kg) para o dia 26 de agosto, em Singapura.
A jaraguaense não entra no octógono mais famoso do mundo há um ano, quando perdeu a disputa do cinturão da categoria para Valentina Shevchenko em decisão dividida dos juízes.
Mesmo após alguns especialistas apontarem vitória da brasileira, Taila não teve a revanche imediata e tem esse novo compromisso como uma possibilidade de voltar ao combate valendo o título da divisão.
Antes da derrota para Shevchenko, a lutadora de 30 anos havia engatado uma sequência de quatro triunfos no Ultimate. Em toda sua carreira no MMA profissional, a jaraguaense soma 19 vitórias e apenas dois reveses.
Já Blanchfield, de 24 anos, é uma das grandes promessas da organização. Com cartel de 11 vitórias e uma derrota, a norte-americana está invicta no UFC depois de cinco lutas e vem de triunfo sobre Jessica Bate-Estaca, que substituiu Taila Santos em fevereiro.
Trajetória de Taila no UFC
Depois de estrear no UFC com derrota para a italiana Mara Romero Borella em 2019, Taila conquistou o direito de disputar o título dos moscas ao engatar quatro vitórias convincentes.
Nesse período, bateu a inglesa Molly McCann, a canadense Gillian Robertson, a norte-americana Roxanne Modafferi, e a escocesa Joanne Wood. A boa sequência foi interrompida com a derrota para Valentina Shevchenko.