
Em Assembleia com os franqueados, a Liga Nacional de Futsal (LNF) definiu uma grande mudança no formato do torneio a partir de 2025.
O atual campeonato e a edição de 2024 apontarão o ranking das equipes da LNF, levando em consideração a pontuação na primeira fase da competição. Na soma dos dois anos, as 20 equipes com melhor desempenho disputarão a LNF em 2025, e as demais jogarão a Liga de Acesso.
Ou seja, daqui dois anos, a competição será formada por 20 equipes e, a cada temporada, as três últimas equipes na tabela de classificação jogarão a Liga de Acesso no ano seguinte, subindo para a principal divisão as três melhores equipes.
Diferente do que ocorre na LNF, a Liga de Acesso não será formada somente por franqueados, mas também por clubes convidados. Desta forma, o acesso à LNF fica restrito ao aspecto técnico.
O Franqueado que eventualmente saia da LNF para a Liga de Acesso permanecerá com o valor recebido de benefícios. A LNF seguirá com 24 franqueados, que além dos mesmos benefícios, terão o direito a voto em Assembleias institucionais.
Talentos LNF
Outra novidade apresentada no encontro diz respeito as categorias de base, mais precisamente às equipes Sub-20. O Talentos LNF 2024 será uma competição envolvendo esta categoria com as equipes participantes da LNF, ainda a serem confirmadas. O campeonato será custeado pela entidade.
O Projeto Talentos LNF tem como objetivo principal oferecer oportunidade para que os atletas Sub-20 possam participar ativamente de uma competição em nível nacional de longa duração, proporcionando o intercâmbio com equipes de outros estados.
Receitas
Ao final de 2023, somados todos os recursos disponibilizados ao longo da temporada, os clubes receberão aproximadamente R$ 4 milhões em benefícios e premiações (bolas, comunicação visual das quadras de jogo, arbitragem, logística e premiação).
O campeão dessa edição receberá R$ 314 mil, valor que, conforme a tendência, apresenta crescimento para as próximas temporadas.
*Com informações de LNF
