Na tarde desta quinta-feira (30), Filipe Luís utilizou as redes sociais para anunciar sua aposentadoria do futebol. Natural de Jaraguá do Sul, o lateral-esquerdo de 38 anos destacou que a decisão foi tomada por conta dos problemas físicos enfrentados na temporada e agradeceu o Flamengo, seu clube de coração que defendeu os últimos cinco anos.
“O sentimento que fica é só um, de gratidão. Gratidão pela diretoria que apostou em mim, que veio lá em Madri me buscar, por cada torcedor que me apoiou no estádio, que cantou meu nome, por quem me escreveu no Instagram, por quem gritou meu nome na rua, por quem me criticou, por todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Muito obrigado, sentimento de gratidão. Foram os melhores anos da minha vida, sem nenhuma dúvida”, disse em um trecho do pronunciamento.
Ver essa foto no Instagram
A despedida oficial do jaraguaense será no próximo domingo, dia 3 de dezembro, quando o Rubro-Negro encara o Cuiabá, às 16h, no Maracanã, pela penúltima rodada do Brasileirão. Ele terá sua imagem estampada no ingresso da partida, ao lado do zagueiro Rodrigo Caio, outro ídolo do clube que não terá seu contrato renovado ao fim da temporada.
Diferente do zagueiro, Filipe Luís não deve deixar o time carioca e a tendência é que exerça algum cargo no clube, que ainda não foi divulgado. Vale lembrar que ele já tem a Licença B da CBF e, em dezembro, iniciará as aulas para a Licença A para poder comandar clubes profissionais.
Um dos maiores nomes da história do Flamengo, o lateral fez 175 jogos pela equipe desde 2019, com 111 vitórias, 32 empates, 32 derrotas e quatro gols marcados.
Foram 10 títulos conquistados: duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), duas Supercopas (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e dois Cariocas (2020 e 2021).
Revelado no Figueirense, Filipe Luís teve uma grande trajetória na Europa antes de chegar ao Rubro-Negro. Fez sucesso na Espanha, defendendo o Deportivo La Coruña e Atlético de Madrid, onde também se tornou ídolo.
Ele ainda teve passagem pelo Real Madrid ‘B’ e Chelsea, da Inglaterra. Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América de 2019.