Taila Santos segue imbatível na PFL (Professional Fighters League). Pela abertura dos playoffs da temporada 2024, a jaraguaense de 31 anos venceu a norte-americana Liz Carmouche por decisão unânime (triplo 29/28) e vai disputar o cinturão do peso-mosca (57 kg) feminino.
Além do título, a vitória na semifinal nesta sexta-feira (2), em Nashville, nos Estados Unidos, mantém a representante de Jaraguá do Sul na briga pelo cobiçado prêmio de US$ 1 milhão (mais de R$ 5 milhões, na cotação atual), que é dado ao campeão de cada categoria.
Ver essa foto no Instagram
Taila, que já havia vencido os dois combates na fase de grupos, agora enfrenta na final a britânica Dakota Ditcheva, que nocauteou e a norte-americana Jena Bishop na outra semi. Já Carmouche, de 40 anos, teve quebrada sua invencibilidade de nove lutas.
- Jaraguaense Taila Santos vence mais uma e avança à semifinal da PFL
- Taila Santos estreia na PFL com vitória por finalização no primeiro round
Taila Santos chegou a PFL após ser dispensada do UFC, o qual foi uma das revelações do Contender Series Brasil em 2018 e somou quatro triunfos e três reveses em quatro anos, além de ter disputado o cinturão e sido a única que quase venceu Valentina Shevhcenko, campeã dominante dos moscas.
A luta
O confronto começou com muito estudo entre as rivais. Carmouche tentou a primeira queda, muito bem defendida por Taila. A norte-americana seguiu tentando derrubar a jaraguaense pressionando na grade, que seguia suportando as investidas da rival. Taila surpreendeu e derrotou Liz ficando por cima e chegando às costas da rival até encaixar um mata leão, mas a americana foi salva pelo gongo.
No segundo assalto as lutadoras passaram os primeiros minutos trocando low kicks e golpes no corpo mas sem muita contundência. Taila acertou dois diretos de direita em Carmouche que sentiu. A brasileira em seguida levou a rival para a grade. Próximo ao fim do round, Liz conseguiu uma queda e terminou a parcial por cima.
Liz Carmouche partiu com tudo para cima de Taila no último round e rapidamente conseguiu uma queda. A jaraguaense se defendeu e não permitiu que a americana evoluísse, conseguindo se levantar.
Novamente em pé, a catarinense encaixou uma sequência de jab e direto no rosto da rival, que buscou outra queda, dessa vez defendida por Taila. Carmouche pressionou até o fim do round, e antes do encerramento da luta conseguiu uma queda e o confronto foi encerrado.
*Detalhes da luta do site Tatame