Connect with us

+ Esportes

Voo Livre: Reis das acrobacias voam no céu de Jaraguá do Sul

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

Única cidade fora do circuito Europa/Ásia a ter uma fábrica de parapente, Jaraguá do Sul recebe nesta semana dois pilotos de acrobacia, que estão entre os melhores do Mundo. Com o objetivo de treinar e testar os novos equipamentos da patrocinadora Sol Paragliders, o brasileiro Rafael Goberna e o argentino Hernan Pitocco concederam uma entrevista exclusiva ao jornal O Correio do Povo.

Por influência do pai que voa há 15 anos, Goberna começou a gostar do esporte muito cedo. E, o que era uma brincadeira de criança, passou a ser sua profissão quando adulto. Paulista de Atibaia (SP), o atleta tem como maior feito na carreira a manobra ‘Infinity Tumbling’, considerada a mais difícil e perigosa do esporte, pelo fato do piloto fazer em queda livre quantas voltas a sua altura permitir.

“O parapente é um esporte que te dá muita liberdade. O sonho do homem foi sempre voar e nós fazemos isso. Você não tem limites, simplesmente voa. E é uma verdadeira paixão”, reconheceu Rafael

Já Pitocco começou a voar com 16 anos, com um grupo de amigos que tiveram a ideia de levar as acrobacias para os voos, o que não era muito comum na época. Como principais resultados, o ‘hermano’ foi duas vezes primeiro colocado no ranking mundial. Em desafios promovidos pela Sol, bateu o recorde mundial de distância em um voo sobre montanhas, percorrendo 462km sem tocar o solo no Ceará. Foi também o primeiro a voar sobre a Cordilheira dos Andes e é o recordista de voltas na manobra ‘Infinity Tumbling’.

Experiente, Pitocco rasga elogios aos equipamentos fabricados em Jaraguá do Sul. “Os investimentos em desenvolvimento que a Sol faz é para estar sempre na frente das outras marcas. Estamos entre as melhores do Mundo porque nossos produtos são muito bem feitos e a qualidade é excelente” afirmou Hernan.

Se nesta semana você olha para o céu e ver um parapente que aparentemente está em queda livre, não se preocupe. Será o Rafael ou o Pitocco treinando para se manter entre os melhores do Mundo nas acrobacias.


Fotos:

More in + Esportes