Connect with us

+ Esportes

Automobilismo: Rali Transcatarina inicia hoje (23), em Fraiburgo

© José Mário Dias (DFotos)

© José Mário Dias (DFotos)

Certamente você já ouviu falar no Paris-Dacar ou no Rali dos Sertões, provas tradicionais voltadas para veículos fora-de-estrada. O que talvez você não saiba, é que Santa Catarina também possui o seu rali e ele é bastante respeitado pelos adeptos da modalidade.

Em sua sexta edição, o Transcatarina escolheu Jaraguá do Sul para sediar a chegada da prova, que terá sua largada em Fraiburgo. A competição passará ainda pelas cidades de Timbó Grande, Canoinhas, Papanduva, Rio Negrinho e Corupá, cumprindo um percurso de aproximadamente 800 quilômetros em território catarinense.

Neste percurso, serão testados os limites da resistência física e mental dos competidores, além da força e robustez dos carros preparados para o ‘off-road’. Ao longo do roteiro, os participantes encontrarão diversos obstáculos naturais (trechos sinuosos, travessias de rios, entre outros), além de muitos laços (pegadinhas).

Às 13h de hoje (23), as 176 duplas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso farão a largada promocional da prova. Ou seja, em comboio, pilotos e navegadores passearão pelas ruas de Fraiburgo saudando a população.
Na sequência, às 15h, partem para o prólogo de 12 quilômetros, que nada mais é do que uma tomada de tempo para definir a ordem de largada para a primeira etapa, que acontece na quinta-feira (24), tendo como destino final Canoinhas. 

“Os competidores atravessarão macieiras e fazendas com plantações de pinus, com destaque para uma passagem de rio de 100 metros de largura”, comentou o diretor de prova, Wagner Souza. “O segundo dia terá aproximadamente 200 quilômetros, em um rali rápido que adentrará propriedades de pinus, com ruas planas e com cascalhos. No terceiro e último dia, os 180 quilômetros serão repletos de trechos técnicos”, acrescentou.

Segundo Souza, será exatamente este último trecho que deve receber o maior número de pegadinhas. “A proximidade geográfica das cidades nos permite aproveitar 100% dos locais escolhidos e montar um roteiro com diversos laços”, disse. “Os ‘off-roaders’ andarão por cerca de vinte minutos no Autódromo de São Bento do Sul, depois seguirão para os bananais na região de Corupá, finalizando em Jaraguá do Sul”, completou.

E na cidade final haverá uma pista, no pátio da Arena Jaraguá, onde serão dadas as últimas aceleradas. O público terá a oportunidade de assistir de perto a última das batalhas contra o relógio, uma vez que o Transcatarina é um rali de regularidade, onde não vale quem chega primeiro, mas sim aquele que cumpre a prova o mais próximo possível do tempo estipulado.

Serão disputadas as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Jeep, Adventure e Passeio.


Os jaraguaenses na disputa

Jaraguá do Sul será representada por dez competidores no Transcatarina. São eles as duplas Eduardo Schvambach e Júlio Cesar Floriani (foto), Sidnei Brigido e Jair Sperandio, Evandro Aben e Eduardo Felipe Finta, além dos pilotos Robson Garcia e Christian Marquardt e dos navegadores Carlos Brandenburg e Rafael Kienen.

A expectativa de todos é comemorar o título em casa, diante da torcida e de seus familiares. “Com o término do campeonato aqui em Jaraguá do Sul, temos obrigação de tentar levar o nome da nossa cidade para o lugar mais alto do pódio”, comentou Robson Garcia. “Como se trata de uma prova longa, concentração e sorte serão diferenciais para quem almeja ser campeão”, acrescentou Brigido. 

Sobre a expectativa para o evento Garcia lembra que trata-se de uma competição, mas que o aspecto humano não pode ficar esquecido. “O Transcatarina reúne todos os ingredientes para quem gosta do esporte. Mas vale ressaltar também que amizade entre todos se sobressai, mesmo em uma competição”, lembrou. “Eu espero por provas de muita técnica e velocidade, tanto para navegador quanto para piloto, pois é na dificuldade que as diferenças ficam mais evidentes”, concluiu Garcia.

Eu espero por provas de muita técnica e velocidade, tanto para navegador quanto para piloto, pois é na dificuldade que as diferenças ficam mais evidentes.
Robson Garcia

More in + Esportes