Muitos atletas só se preocupam com seu futuro depois que encerram suas carreiras. Invariavelmente descobrem que não estão preparados para o mercado de trabalho, muitas vezes tarde demais. Poucos ainda são aqueles que se planejam. Esses normalmente conseguem levar para seus negócios a competitividade que tinham quando eram atletas e acabam bem sucedidos.
É o caso de Marcio Bandeira Rodrigues, o Xoxo, que dentro de quadra ajudou o Jaraguá Futsal a levantar diversos troféus na ‘Era Malwee’. Em 2009, já em fim de carreira, aceitou o convite para retornar à equipe. Em mente, além de jogar, estava a criação de uma escolinha da modalidade na cidade, projeto no qual contou com total apoio da esposa Viviane.
Aliás, é Viviane quem administra todo o negócio, que atualmente envolve a Escolinha de Futsal Xoxo 10, o recém-inaugurado Centro de Treinamento Xoxo 10 e um projeto social na escola Cristina Marcatto, além dos eventos Copa Xoxo 10 e a Macarronada do Xoxo. “Sem ela eu tenho certeza que não estaria fazendo isso. Ela toma a frente de tudo e é uma pessoa em quem eu posso confiar”, reconheceu Xoxo.
Esse clima familiar o ex-atleta procura estender aos negócios, onde faz questão da participação das famílias de seus alunos nos eventos. “Os pais acompanham as crianças e isso está sendo muito importante. Está sendo uma alegria muito grande incluir as famílias neste projeto”, afirmou.
Sua primeira iniciativa fora das quadras, a escolinha, já está consolidada. Conta atualmente com 140 crianças, entre 4 e 15 anos, que treinam por 1h15, duas vezes na semana. Elas são monitoradas por professores habilitados com o CREF. Porém, com a demanda acabou surgindo a necessidade de se investir em um espaço próprio e assim nasceu o Centro de Treinamento Xoxo 10.
“Já era um pensamento antigo meu e como a demanda ficou grande, optei por montar o centro”, informou Xoxo. O empreendimento funciona em um galpão alugado ao lado do Estádio João Marcatto e hoje conta com uma quadra de futsal, que é utilizada para as atividades da escolinha e posteriormente colocada para locação, além da sede administrativa da empresa. Nos planos para o local, ainda estão a construção de uma quadra sintética de futebol society, uma sala de fisioterapia e uma pequena academia.
Alertado pelo amigo Falcão, que possui um negócio no mesmo ramo, Xoxo faz questão de acompanhar todas as atividades desenvolvidas. “A gente tem que estar junto, incentivando as crianças e conversando com os pais. Procuro acompanhar as aulas também, dando alguns ‘pitacos’ por minha experiência em quadra, apesar de saber que não posso me intrometer muito, já que o trabalho precisa ser realizado por profissionais habilitados”, afirmou Xoxo, que no momento cursa a faculdade de Educação Física, para assim poder se envolver mais fundo em seu novo projeto de vida.
“É um projeto que está sendo muito bom para mim, mas principalmente para Jaraguá do Sul. Me sinto um jaraguaense e espero dar sequência neste empreendimento por muito tempo”, concluiu.