Connect with us

Basquete

Basquete: Promessas da bola laranja desfilam na Arena Jaraguá

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

O futsal sai de cena neste sábado, dia 15, e a Arena Jaraguá passa a ser por alguns momentos a casa do basquete. Mas quem entrará em quadra não serão nomes renomados da modalidade e sim futuras promessas, que estão sendo lapidadas em um dos maiores projetos de formação da bola laranja no país, o ‘A Bola da Vez’.

Mantido atualmente pelas empresas WEG (75%) e OESA (25%), através de repasse pela Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto existe há 14 anos, atendendo de forma gratuita crianças de 6 a 14 anos, no contraturno escolar. “No início do programa, poucas escolas tinham uma estrutura adequada para a prática do basquete. O programa permitiu estruturar quase todas as escolas do município”, festejou Airton Luiz Schiochet, o Ito, idealizador e gestor do projeto desde o seu início.

“O Bola da Vez tem revelado atletas. Não é o principal objetivo, mas sim uma decorrência natural. Muitas crianças que iniciaram conosco chegaram à seleções estaduais e algumas a nacionais”, relembrou Schiochet. Se no início o projeto atendia apenas quatro escolas, já chegou a 24 unidades de ensino. Hoje são quinze as escolas contempladas com os chamados ‘núcleos’, que atendem um total de 1,1 mil crianças.

“Nos vimos obrigados a diminuir para dar mais qualidade. É um projeto simples, mas requer comprometimento. E o bom profissional está cada vez mais difícil”, lamentou o coordenador, lembrando que mensalmente os professores são reunidos para reuniões de avaliação e aperfeiçoamento.

E neste contexto de formação, aparece a necessidade de colocar os atletas para vivenciar a prática da modalidade. A solução encontrada foi criar eventos como o streetball, o trioball e o Interpólos. “A principal finalidade do Interpólos é proporcionar a prática do basquetebol”, reconheceu Schiochet. Para isso, os ônibus buscam as crianças em suas escolas e levam até a Arena, onde além de disputar partidas de basquete, as crianças se divertem nas atividades elaboradas pela equipe de lazer do Sesi – outro parceiro do projeto, junto com a FME – e também se alimentam, tudo de forma gratuita.

O Interpólos sempre foi realizado no Colégio Marista, pela possibilidade de se fazer os jogos em três quadras simultaneamente. Porém, neste ano uma das quadras está em reforma e o evento acabou sendo transferido para a Arena Jaraguá. “A aceitação das crianças foi grande. Quando se falou que o evento seria na Arena, virou uma festa. Por isso eu acredito que vá ser ainda melhor”, informou.

Para isso foi necessário recorrer a outro parceiro, a Federação Catarinense de Basketball (FCB), que viabilizou a montagem das quadras cedendo quatro tabelas móveis. Elas irão atender aos jogos de três categorias: até 12 anos (em 4 contra 4, tabela baixa e meia quadra), até 14 anos (jogo oficial, em quadra inteira) e 15 anos (jogo oficial, em quadra inteira).

O evento inicia às 8h, com uma pausa às 10h, para a abertura oficial. Entre 11h30 e 13h será servido o almoço aos participantes, com previsão de encerramento dos jogos por volta das 18h. “Jaraguá do Sul é uma cidade privilegiada, por oportunizar às crianças a iniciação nas mais variadas modalidades esportivas”, concluiu Schiochet, lembrando também dos projetos de iniciação realizados com sucesso pelo voleibol (Evoluir) e pela FME (PEC/Segundo Tempo).

More in Basquete