Connect with us

Olímpicos

Tiro Esportivo: Samuel Lopes projeta mais quinze anos de conquistas

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

Ele acaba de completar sua vigésima participação em uma edição de Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Neste período, acumulou impressionantes 58 medalhas na modalidade de tiro armas longas, entre conquistas individuais e por equipe. Falamos de Samuel Leandro Lopes, atirador olímpico de maior sucesso na história de Jaraguá do Sul.

Lopes começou a atirar com 6 anos de idade, por incentivo do seu pai, Leodomar Lopes. Porém, passou a competir oficialmente apenas aos 12 anos, em 1991, quando disputou o Campeonato Catarinense de Carabina Apoiado. Nos JASC desde 1994, sua primeira medalha na maior competição poliesportiva do Estado não tardou a sair. Foi conquistada em Rio do Sul, no ano de 1995. Em 1999, na cidade de Chapecó, cravou o recorde do carabina deitado individual, que perdura até hoje. Em 2007 veio a emoção de competir e vencer em casa. Já neste ano, conquistou pela primeira vez da medalha de ouro na prova de carabina apoiado, a prova mais concorrida do programa.

“A maior dificuldade de um campeão é manter-se motivado após vários títulos e conquistas”, reconheceu o atirador, que desde 1996 compõe também a Seleção Brasileira da modalidade. “Posso dizer que minha empolgação nos treinos e provas atualmente é a mesma de quando comecei. Sou um aficionado e busco melhorar sempre”, acrescentou Lopes, que tem como ídolo o bielorusso Sergei Martinov (atleta que por mais vezes atingiu a pontuação máxima de 600 pontos no carabina deitado).

Atualmente com 35 anos, Lopes acredita que pode competir em alto nível por – pelo menos – mais quinze. “Nas duas últimas edições de Jogos Olímpicos, os medalhistas de carabina foram premiados com 45 a 48 anos de idade. Portanto, acredito que por mais quinze anos é possível manter o nível competitivo. É claro que com muito treinamento e preparação”, concluiu Lopes, antes de ‘deixar escapar’ duas metas em sua carreira: participar dos Jogos Olímpicos e conquistar uma medalha Pan-americana.

O porta bandeira de Jaraguá do Sul nos JASC de Itajaí também tem um sonho, o qual divide com todos os atletas do tiro no município: a construção de um local para treinamentos desta, que é a modalidade mais vitoriosa do município nos 54 anos do evento.

More in Olímpicos