Connect with us

Basquete

Basquete: Equipe feminina mostra sua ‘cara’ para a Liga [+vídeo]

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

A edição 2014/2015 da Liga de Basquete Feminino (LBF) já está em andamento desde o dia 29 de novembro, mas para a equipe de Jaraguá do Sul ela começou efetivamente ontem (5). Foi quando a única equipe a representar toda a região Sul do Brasil foi oficialmente apresentada.

Na quarta-feira uma última atleta se integrou ao grupo, a ala Leila Zabani, vinda do basquete paulista. Outra novidade foi a oficialização no grupo da armadora equatoriana Leyda Macías, de 30 anos. Ela estava sendo analisada pelo técnico Julio Patricio.

Segundo Patrício, todas as atletas do elenco foram escolhidas a dedo para estarem aqui. Por trabalhar em Seleções Brasileiras de base, o treinador conhece bem o potencial de algumas atletas, que não estavam tendo espaço em suas equipes anteriores. “Vindo para cá, elas terão a oportunidade de jogar mais tempo do que em outras equipes”, reconheceu.

“É muito difícil você ter uma disponibilidade grande de atletas e formar um time assim, em tão pouco tempo. Realmente foi um desafio muito grande”, afirmou o treinador, que começou a tornar em realidade o sonho de montar o time no mês de agosto. “Na primeira vez que ouviu-se falar em Liga ainda neste ano, para muita gente parecia loucura”, relembrou.

Porém, sua expectativa é que esta seja a primeira de inúmeras competições que a equipe de Jaraguá do Sul disputará. “Eu acho que o time chegou para ficar. Independente dos resultados, pois sabemos das dificuldades, posso afirmar que temos uma equipe jovem e elas querem muito uma grande carreira, que começa jogando um campeonato nacional”, afirmou.

O pensamento é compartilhado pela pivô cubana Yuli Cruz, contratada para ser uma referencia do grupo. “O desafio me motiva, mas é preciso ter muita calma. Trata-se de um projeto a longo prazo e na Liga existem times muito experientes”, lembrou.

“Aceitei o convite porque acho o trabalho do Julio muito sério. Eu acho que posso ajudar muito dentro de quadra, em momentos da partida, pelo fato das meninas serem novas e poderem ficar ansiosas”, afirmou a pivô.

Aos 34 anos, Yuli prevê uma caminhada difícil nesta temporada, porém deixou claro que a equipe pode sim surpreender na competição. “Não estamos na Liga só para participar. Temos os nosso objetivos e vamos correr atrás”, concluiu a cubana.

Com um orçamento na faixa de R$ 40 mil mensais, até cinco vezes menos que das equipes de ponta, a estreia das jaraguaenses na Liga de Basquete Feminino (LBF) está marcada para o próximo dia 13, às 14h, contra o Maranhão, fora de casa. A partida terá transmissão pelo canal pago Sportv.

More in Basquete