Connect with us

Olímpicos

Voleibol: Jaraguaenses reforçam as equipes da Superliga B

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

Segunda divisão da principal competição do voleibol nacional, a Superliga B inicia nesta semana com a participação de diversos atletas revelados no ‘Projeto Evoluir’, mantido pela Associação Desportiva de Voleibol (ADJ). Das oito equipes que disputam a competição, em quatro teremos atletas formados na cidade e que buscam seu espaço no cenário nacional.

O central Renan Levandoski é atleta da equipe de Blumenau. Em Minas Gerais, na cidade de Três Corações – terra de Pelé – estão o levantador Jairo Medeiros (na foto, disputando o último JASC por Jaraguá do Sul) e o oposto Lucas Ribeiro. Em Santo André, no ABC paulista, Marcelo Hister atua na função de ponta. Já na equipe do SESI, da capital paulista, está Rodrigo Leitzke, central e oposto.

“Os atletas que passam pelo nosso projeto desenvolvem um padrão técnico que os habilita a disputar competições de alto rendimento, pois trabalhamos com os padrões técnicos da Seleção Brasileira e mundiais de evolução”, reconheceu o técnico Luiz Carlos ‘Kadylac’.

Segundo Kadylac, o que falta para a maioria dos jogadores formados no ‘Projeto Evoluir’ é uma quantidade maior de jogos, além de qualidade na competitividade. “É uma deficiência do nosso Estado. Jogamos pouco durante o ano e o atleta evolui com jogos. O treinamento é importante para adequação das necessidades do jogo, mas sem jogos de alto nível não ocorre evolução”, ponderou.

Seguindo os passos do basquete feminino, o treinador acredita que Jaraguá do Sul tenha condições de disputar a competição em um futuro próximo. “Este é o próximo passo da evolução do nosso projeto. A ideia é de montar uma base com os atletas que foram formados pelo projeto e aproveitar atletas em da Seleção Brasileira juvenil”, informou.

“Certamente seguiremos o mesmo caminho do basquete, mas uma das nossas preocupações atuais está na estrutura física, pois Jaraguá do Sul ainda é carente de equipamentos esportivos. E não podemos comprometer o trabalho que vem sendo desenvolvido na base. Hoje já precisamos de mais um ginásio para treinamento das equipes de base, em função do número de atletas que temos”, acrescentou.

Organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a Superliga B está em sua quarta edição neste formato, realizado em turno único na primeira fase, onde os melhores avançam para as finais. Além das equipes já citadas, disputam a competição Sada (MG), Santo André (SP), UPIS (DF) e Foz do Iguaçu (PR).

Para os fãs da modalidade, que desejam acompanhar a competição, os jogos em Blumenau serão realizados no ginásio da Escola Barão do Rio Branco, no Centro, nos dias 31 de janeiro (20h, contra Três Corações), 21 de fevereiro (20h, contra o Sada), 7 de março (20h, contra Brasília) e 14 de março (20h, contra Santo André).

More in Olímpicos