Connect with us

Atletismo

Atletismo: Israel Mecabô se destaca no Campeonato Catarinense Adulto

© Divulgação

© Divulgação

Itajaí foi a ‘casa do atletismo’ no último fim de semana (dias 18 e 19 de abril). A pista municipal, em piso sintético, recebeu de forma simultânea duas competições: o Campeonato Estadual Adulto e o Festival de Arremessos e Lançamentos. A primeira disputa envolveu cerca de 300 atletas, atrás de índices para participar de Campeonatos Brasileiros. Já a segunda, nas categorias ‘Menores’ e ‘Juvenil’, serviu para colocar os atletas mais novos em atividade.

Na competição adulta, o resultado mais expressivo da equipe IESC/FME foi obtido por Israel Tiago Mecabô, que venceu a prova de 3.000 metros com obstáculos, conquistando sua melhor marca da carreira, correndo para 9 minutos e 8 segundos. No momento, Mecabô é o atleta catarinense melhor colocado no ranking brasileiro adulto, na quarta posição.

Outras medalhas foram obtidas por Bruna Rigo – prata nos 400 metros com barreiras e bronze nos 100 metros com barreiras – e Olavo Reali – bronze no lançamento do martelo. Reali alcançou 47,30 metros em seu lançamento, mas crê que pode melhorar a marca até os Jogos Abertos de Santa Catarina.

“É uma boa marca, mesmo não tendo no momento as condições ideais para treinamento, já que o Centro Esportivo está em obras. Na hora que estiver tudo pronto, o desempenho deve ser ainda melhor. E até os JASC a expectativa é melhorar bastante”, analisou.

Sem pódio, mas com boas marcas, Róger Wanderwegen marcou 49.68 nos 400 metros rasos segundos, Hiran Júnior lançou o dardo a 49,96 metros, Eduardo ‘Dudu’ Peters lançou o martelo a 47,82 metros e Maiandra Batista, também no martelo, lançou o implemento para 36,76 metros, sua melhor marca pessoa. Todos terminaram na quarta colocação.

Em preparação para as competições de sua faixa etária, a ‘60 a 64 anos’, Ivanildo Pinto lançou o dardo a 37,43 metros. “Como sou avulso, minha competição não é por medalhas. O objetivo é aferir marcas”, informou o atleta máster.

No festival, os destaques da equipe Faculdade Jangada/FME foram Nicoly Ribeiro – ouro no lançamento de dardo – e Olavo Reali Júnior – prata no lançamento de martelo –, ambos na categoria ‘Menores’. Na categoria ‘Juvenil’, Eduardo Peters venceu o lançamento de disco, prova onde Hiran Júnior ficou com segunda colocação. Dudu ainda foi bronze no lançamento de martelo.

Patrocinado pela Rôgga Empreendimentos, Gabriel Tavares teve participação discreta. “Estamos atrasados em nossa preparação, principalmente nas provas técnicas, fundamentais para o decatlo”, informou o técnico Adriano Moras.

O próximo desafio do atletismo jaraguaense será o Campeonato Brasileiro Interclubes, em sua categoria ‘Juvenil’, disputado entre os dias 24 e 26 de abril, em São Bernardo do Campo (SP). Nele competem Eduardo Peters (lançamento do martelo), Gabriel Tavares (decatlo) e Bruna Rigo (400 metros com barreiras).

More in Atletismo