Depois de seis dias de preparação e onze treinos realizados, as seleções catarinenses de basquete sub-13 iniciam, nesta sexta-feira (26), a disputa do Campeonato Sul Brasileiro, que acontece até o próximo domingo (28), no Ginásio Arthur Muller, em Jaraguá do Sul. As meninas são as primeiras a entrar em quadra, no confronto contra o Caaguazu, do Paraguai, às 18h30. Na sequência, é a vez dos meninos estrearem na competição, diante de Alagoas, às 20h30.
No naipe masculino, a equipe será comandada pela técnica do Basquete Jaraguá, Vivian Campos Martins, que conta com seis atletas conterrâneos no seu elenco: armadores Jean Eduardo de Lima e Jefferson Antonio Machado, pivôs Guilherme Nathan da Silva e André Felipe Sell, além dos alas Gustavo Ribeiro Bressan, João Pedro Polezi. Além de Alagoas, os catarinenses terão como adversários os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, no qual se enfrentam todos contra todos. Quem somar o maior número de pontos será o campeão. “É difícil avaliar os adversários nessa idade, porque é muita surpresa. Mas acredito que vai ser um campeonato muito equilibrado e temos chances tanto de ficar em primeiro como em quarto lugar”, disse Vivian.
Com a mesma fórmula de disputa, o selecionado feminino também encara os paranaenses e gaúchos, além do próprio desafio diante das paraguaias na estreia. Sob o comando da jaraguaense Jéssica Drehmer, a cidade-sede também será representada pela armadora Luana de Oliveira, pivô Ana Luiza Andrade Camargo e ala Caroline dos Santos. “A expectativa é buscar o amadurecimento como técnica e proporcionar as atletas a experiência de vivenciar um jogo contra outros Estados. Então vai ser uma competição muito importante para todos e esperamos ter uma boa participação”, destacou Jéssica.
Para o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, o objetivo é melhorar a campanha de 2015, quando os meninos terminaram em 2º e as meninas na 3ª posição. “Apesar dos bons resultados conquistados no ano passado, nossa expectativa é garantir o título nas duas categorias. Para isso, a FCB não mede esforços dando auxílio na alimentação, hospedagem, transporte e treinamento aos atletas”, afirmou.