Connect with us

Basquete

Basquete: Após 14 anos, Jaraguá do Sul volta a ter equipe adulta masculina

Os fãs do esporte da bola laranja podem comemorar. Após 14 anos, o basquete masculino adulto de Jaraguá do Sul volta às quadras na atual temporada. Buscando resgatar a paixão dos munícipes pela modalidade, a Associação Jaraguaense de Basquetebol (AJAB) juntamente com os ex-atletas das categorias de base da entidade uniram forças e reativaram o projeto, levando a nomenclatura de Jaraguá Basquete/AJAB.

A equipe confirmou sua participação na Liga Norte e Campeonato Catarinense. Sob o comando do técnico Paxá Stange, o elenco formado por 12 atletas vem treinando três vezes por semana no Ginásio Arthur Muller, que será a casa do basquete nas duas competições. “A ideia é começar com um trabalho pé no chão, sem fazer loucuras e contratações, com apenas atletas pratas da casa. Mas é um projeto a médio-longo prazo para que no futuro tenhamos uma equipe ainda mais forte e possamos disputar uma Liga Ouro e quem sabe o NBB”, disse Giovane Honorato de Carvalho, presidente da AJAB.

Técnico Paxá Stange (Foto: Henrique Porto)

Técnico Paxá Stange (Foto: Henrique Porto)

Campeão dos Jogos Abertos por Jaraguá do Sul, em 2001 – maior título de expressão na história da modalidade -, João Felipe Bortolini Machado, de 32 anos, é um dos coordenadores do time jaraguaense. Segundo ele, a volta do time adulto serve de espelho para os jovens que integram o ‘A Bola da Vez, iniciativa criada há 16 anos e considerado um dos principais projetos de base no país. “Sempre estive envolvido com o basquete e a satisfação de retomar o esporte na cidade é o fato de servir como um espelho e ajudar no desenvolvimento dos atletas que fazem parte do ‘A Bola da Vez’. Estamos nos organizando e quando cabeças boas se reúnem como vem sendo neste caso, não tem como não dar certo. Todo mundo está se doando para que dê tudo certo”, completou.

Estreia na Liga Norte

Segunda competição mais importante do Estado, a Liga Norte inicia neste fim de semana, com a presença de 16 clubes. A estreia do Jaraguá Basquete/AJAB acontece no domingo (19), quando encaram os joinvilenses do Gladiadores, às 12h, na Sociedade Ginástica de Joinville. “Nossa meta é chegar na semifinal do campeonato”, destacou João Machado. Além da Liga Norte, os jaraguaenses mantém o foco no Estadual, que está previsto para iniciar no mês de julho. “Essa equipe tem um legado de anos, com atletas formados aqui que nunca deixaram de jogar e levar o nome de Jaraguá do Sul para outros lugares. São boas cabeças coordenando essa volta e tem tudo para dar certo. O nosso trabalho de base é muito forte e por estar envolvido com o basquete há muitos anos é uma satisfação enorme ver uma equipe adulta competindo novamente”, comentou Airton Schiochet, idealizador do projeto ‘A Bola da Vez’.

More in Basquete