Connect with us

Futebol

Futebol: “Faltou estrutura”, aponta presidente do Jaraguá após rebaixamento

Foram dois anos vivendo uma nova experiência de disputar a Série B do Campeonato Catarinense. Mas após bater na trave na temporada passada, o Sport Club Jaraguá voltou a fazer uma péssima campanha na competição e desta vez não conseguiu evitar o rebaixamento à terceira divisão. Em entrevista ao portal Avante! Esportes e jornal O Correio do Povo na tarde de quarta-feira (20), o presidente Valdemir da Silva avaliou o triste ano do clube, que espera se reerguer em 2018 em uma temporada que marcará os 10 anos de fundação do Leão.

Antes, porém, tenta fechar as feridas abertas pela queda, decretada através de uma trajetória de apenas sete pontos somados em dezoito jogos disputados, além de passar por várias reformulações dentro do elenco, com a chegada e saída constante de atletas, e a troca da comissão técnica por quatro vezes. “A Série B foi uma experiência nova para nós e sabíamos das dificuldades que iriamos enfrentar. A verdade é que não temos uma estrutura para a Série B. O torcedor quer um time competitivo e com infraestrutura, e não tivemos nenhum dos dois. Com isso fica difícil atrair patrocinadores e público aos jogos. Então pegamos uma boa experiência na Série B, jogando com times tradicionais que dificilmente você encontra na Série C. O Jaraguá tem quase 10 anos de fundação e ainda estamos aprendendo muita coisa para ganhar corpo e crescer um dia”, disse Da Silva.

Outra ‘pedra no sapato’ do Jaraguá durante todo Estadual foi a falta de recursos. Sem conseguir atrair grandes patrocinadores, o clube montou elencos modestos e acabou sofrendo duas punições da Federação Catarinense pela falta de pagamento na arbitragem, inclusive com um dos jogos perdendo por WO. Segundo Da Silva, as multas impostas ao Leão foram de responsabilidade das parcerias criadas pelo clube. E apesar das dificuldades financeiras vividas durante a temporada, o mandatário afirmou que o Jaraguá cumpriu com seus pagamentos ao fim da competição, sem aumentar as dívidas do clube, que de acordo com ele, são muito pequenas. “Muitos destes problemas de arbitragem que tivemos foram por conta de parcerias, que não honravam com os compromissos firmados com o clube. Com isso, o próprio Jaraguá tinha que correr atrás e acabava acertando as taxas de forma atrasada. Mas acabamos o campeonato pagando todas as nossas contas. Foi sofrido, mas não deixamos nada para trás. O Jaraguá contém dívidas com alguns fornecedores e algumas multas com a Federação. Mas são pequenas e pretendemos quitá-las em breve”, afirmou.

Confira os principais pontos da entrevista:

Do acesso ao rebaixamento

Ano passado nós montamos a equipe e fomos até o final. Mas em 2018 o principal erro que tivemos foi a demora para organizarmos o estádio do Botafogo e as parcerias. Foi o primeiro ano que terceirizamos os times do profissional e da base. Não deu certo e acabou que nós terminamos campeonato sem nenhuma das duas parcerias que tivemos durante a Série B. Então esse foi o nosso maior erro”

Pontos positivos e negativos da diretoria

“Ponto positivo foram algumas coisas que fizemos no estádio, como a construção de muro, reforma no vestiário, alojamentos, entre outras coisas, que vem deixando o local cada vez mais adequado. O negativo realmente foram as parcerias, tanto que não queremos mais trabalhar com isso daqui para frente”

Metas até o fim da temporada

“Enquanto jogávamos a Série B já estávamos montando o projeto para os próximos anos. O nosso foco a partir de agora é voltar com o planejamento lá do início do projeto, com a revelação de jogadores, fortalecer a base e abrir o estádio para comunidade. Já estamos fazendo isso com os treinos de uma equipe base que vai representar o Botafogo no Campeonato da Primeira Divisão de Jaraguá do Sul”

2018

“Vamos jogar a Série C. Parte do elenco que vai disputar essa Primeirona estará com o clube no Estadual do ano que vem. Inclusive o Jaraguá faz 10 anos em 2018 e vamos buscar esse título da terceira divisão. Também temos vários projetos no Governo Federal como a Lei de Incentivo ao Esporte e a construção de uma arquibancada no estádio do Botafogo. Queremos retornar para a Série B em 2019 com uma estrutura muito melhor”

More in Futebol