Connect with us

Basquete

Basquete: Com mudanças no elenco, equipe adulta masculina de Jaraguá projeta temporada superior a 2017

Campeão da Liga Norte e figurante entre os oito melhores colocados do Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de Santa Catarina. Não dá para negar que o 2017 do Jaraguá Basquete/AJAB foi satisfatório e até acima do esperado por ter se tratar da primeira temporada da equipe após a reativação do projeto, que ficou parado por 14 anos. Agora, mais ‘calejado’, o time jaraguaense voltou aos trabalhos com todo planejamento detalhado para 2018, no qual disputará as mesmas competições do ano anterior.

E o início das atividades já trouxe algumas mudanças no elenco. A principal delas foi a saída do técnico Paxá Stange, que se mudou com a família para outro país, e passou o cargo para o supervisor e ex-pivô do time, João Felipe Bortolini Machado, que resolveu parar de jogar momentaneamente por uma lesão séria no joelho direito. Aos 33 anos, ele assumirá a função de treinador pela segunda vez na carreira, a primeira no adulto, já que comandou equipes de base jaraguaense por cinco anos, através do projeto Bola da Vez. “É uma mudança muito grande, porque fora de quadra vou ter que lidar com pessoas diferentes e focar em um objetivo. Esse controle emocional vou ter que saber utilizar, além da agilidade para tentar mudar um jogo e fazer com que a equipe jogue melhor. Aceitei esse desafio e espero contribuir com o meu conhecimento e experiência para levar o time longe”, disse João.

O novo comandante terá algumas baixas no elenco em relação ao ano passado. Por motivos pessoais, o ala Edegar e o pivô Lindolfo se desligaram do time. Em contrapartida, contará com atletas que subiram da base, como o ala/armador Vini e ala Andrei, além de uma comissão técnica integrada por um preparador físico e fisioterapeuta, preenchidas por Fernando e Gabriel Baptista, respectivamente, que também seguem como jogadores. Para dar mais opções dentro do plantel, alguns atletas oriundos de outras cidades ainda passarão por testes e podem ser chamados para as competições ao longo do ano. “Começamos o ano com algumas mudanças importantes e estamos vendo de que forma vamos repor estas peças, até porque não temos investimento alto. Estamos nos estruturando fora de quadra e o 2017 foi tão bom, que queremos ir mais longe nesta temporada, mas sempre com os pés no chão”, projeta o treinador.

Segundo ele, o apoio das empresas será fundamental para os ‘Lobos’ alcançarem os objetivos traçados na reapresentação aos treinos. De momento, a Unimed e Iot Norte são as únicas patrocinadoras confirmadas. O vínculo com ambas é válido até meio do ano, mas já foram iniciadas as negociação para extensão do contrato até dezembro. “Ainda estamos na busca de patrocinadores para saber com o que vamos trabalhar. Se conseguirmos o apoio das empresas, nossa ideia é chegar entre os quatro melhores colocados no Estadual e Jogos Abertos de Santa Catarina. Estamos bem esperançosos com isso. Equipes da nossa região como Joinville, Brusque e Blumenau tem um investimento muito alto e irão disputar Ligas Nacionais, então brigamos com outras equipes para ir o mais longe possível”, afirmou Bortolini.

Nova equipe

As mudanças no elenco adulto e o reinício das atividades não foram as únicas novidades apresentadas pela Associação Jaraguaense de Basquetebol. Isso porque, a diretoria resolveu ativar uma equipe master, destinada para atletas acima de 40 anos. Com isso, a modalidade passa a ter time em todas as categorias na cidade, desde o Sub-12 ao master. “Temos muitos jogadores em Jaraguá e queremos começar uma equipe para jogar o Estadual master. É outra forma de envolver ainda mais pessoas no basquete. Ainda não temos um time formado, mas estamos convidando as pessoas que jogavam basquete e estão parados. Isso valoriza muito a força do basquete de Jaraguá”, destaca o supervisor e técnico João.

LEIA TAMBÉM:

– Cria de Jaraguá, Alexei Patricio acerta com o Vasco e retorna ao NBB

More in Basquete