Connect with us

Olímpicos

Líder do ranking estadual, jaraguaense de 9 anos é grande promessa do tênis

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Muitas crianças procuram apenas se divertir e não pensam sobre o futuro. Mas isso é totalmente diferente na vida de Gabriela Schramm Ghizoni. Com apenas 9 anos, a jaraguaense tem um objetivo bem claro na cabeça: ser tenista profissional.

A raquete e a bolinha fazem parte dos planos e da dedicação diária da jovem. E não é de agora. Gabi, como é carinhosamente chamada, iniciou no esporte aos 3 anos de idade e aquilo que começou como uma brincadeira foi ganhando força até se tornar uma promessa da modalidade.

Os resultados da talentosa menina falam por si só. Desde que começou a competir em 2021, ela participou de cerca de oito campeonatos a nível municipal e estadual, conquistando troféus em todos como campeã ou vice-campeã.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Até o momento, não perdeu nenhum jogo individual. As únicas derrotas foram na categoria mista, jogando ao lado de meninos. Um desempenho incrível que a levou para liderança do ranking estadual Sub-9 e a sua primeira competição nacional.

Na última semana, Gabriela representou Santa Catarina na Copa das Federações, disputada no estilo da Copa Davis, com jogos individuais e dupla, com quem teve a parceria de Nicole Borba.

A jaraguaense não sentiu o peso da estreia em um torneio com atletas de várias partes país e venceu todas as suas partidas, sendo a principal responsável por dar o único título ao Estado entre todas as categorias na competição, que aconteceu em Uberlândia (MG).

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Os resultados repentinos inclusive chamaram atenção de clubes. Profissionais de Florianópolis, Curitiba e Joinville já a convidaram para treinar fora de Jaraguá do Sul. Mas a família entende que os planos para uma atleta de alto rendimento em meio à infância requer cuidado.

“É tudo muito recente. Como ela é uma criança estamos dando tempo. Sempre pergunto pra Gabriela se é isso que ela quer. E ela quer realmente viver do tênis. Então vamos ter que fazer planos e continuar acompanhando cada passo, mas tudo com muito cuidado”, disse a mãe Maria Adriana Schramm Ghizoni.

Fã de carteirinha de Rafael Nadal, Gabi ainda sabe que é cedo para projetar a sua carreira, mas ela sonha alto, assim como o ídolo sonhou um dia.

“Eu amo esse esporte e quero continuar jogando por muito tempo para conquistar muitos títulos”, disse.

Pés no chão, mas expectativa alta

Apesar do interesse de outros locais, Gabriela seguirá treinando no Beira Rio Clube de Campo, com os professores Iferson ‘Chico’ e Paulo Ferreira da Silva, mais conhecido como Netinho, que acompanha a tenista desde suas primeiras raquetadas.

O técnico, que forma talentos há mais de 20 anos na cidade, evita comparações, mas vê a pupila com grande potencial para ter sucesso nas quadras.

“Ela é uma criança diferenciada das outras. Desde que começamos a treinar dava para ver que era uma menina muito concentrada. Tudo que você pede, ela executa sem reclamar. Com pouca idade, demonstra muita confiança, garra e concentração. Vemos ela num outro nível de tênis e a família dá total apoio, o que é muito importante”, afirmou.

Gabi ao lado dos professores Netinho (D) e Chico (E) | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Até o fim do ano, a jaraguaense deve disputar cerca de oito campeonatos, sendo a maioria da Confederação Brasileira de Tênis, que pode consolidar ainda mais seu nome no cenário nacional.

“A Gabi é muito talentosa, esforçada e dedicada. Acreditamos muito no potencial dela e vai conquistar ainda muitos títulos”, finalizou Chico.

More in Olímpicos