A seleção brasileira feminina de vôlei Sub-19 começa a intensificar sua preparação para o Campeonato Mundial da categoria, que será realizado de 1º a 11 de agosto, em Osijek (Croácia) e Szeged (Hungria). E duas jaraguaenses estão no radar do técnico Guilherme Schmitz.
A central Luana Camila Kuskowski e a ponteira Vittoria Elena Kuehne foram convocadas pelo treinador para o primeiro período de treinos, visando a competição internacional. Elas se apresentam na próxima segunda-feira (24), em Saquarema (RJ).
Juntas, a dupla fez toda base e conquistou inúmeros títulos em Jaraguá do Sul, como Estaduais, Olesc, Joguinhos e Brasileiro de Seleções, além de serem vice-campeãs do Sul-Americano Sub-19 pelo Brasil em outubro do ano passado.
Após longo tempo lado a lado, as atletas passaram a viver caminhos diferentes em 2023. Vittoria jogou a Superliga B e ajudou o Blumenau a alcançar o acesso à elite.
Na próxima temporada, a ponteira estará na principal divisão do voleibol nacional com a camisa do Barueri (SP), time comandado por José Roberto Guimarães, o técnico da seleção principal.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade de poder estar no laboratório da seleção brasileira. Agora é treinar muito e focar para chegar lá e dar o meu melhor”, disse.
Luana, por sua vez, começou o ano na cidade natal, mas já desperta interesse de alguns clubes pelo bom desempenho na ADV e seleção catarinense.
“É algo muito gratificante ser convocada para seleção brasileira, um sonho sendo realizado. Ver todo o nosso esforço ser recompensado é algo muito bom”, destacou.
Com 10 medalhas em Mundiais Sub-19 na história (três ouros, quatro pratas e três bronzes), o Brasil está no Grupo C da atual edição, que ainda tem Itália, Tailândia, Peru, Canadá e Bulgária.
- ADV soma vitórias na largada de três campeonatos de vôlei feminino
- Jaraguaenses do vôlei ficam em 3º lugar no Brasileiro de Seleções Sub-18
- Jaraguaense comemora acesso à elite da Superliga Feminina com o Blumenau
- Vôlei feminino de Jaraguá do Sul é vice-campeão da Copa SC Sub-17