Connect with us

Basquete

Na Argentina, jaraguaenses representam o Brasil no Mundial de Basquete Master

Nicolas, Christiano, Virlei e Mueller estão na seleção | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Seja de uma categoria iniciante até as mais experientes, representar a seleção brasileira é um motivo de orgulho. E esse é o sentimento de quatro membros do basquete de Jaraguá do Sul, que estão em Mar del Plata, na Argentina, onde defendem o país no Campeonato Mundial Master.

No 45+ Feminino, Virlei Kunz, de 46 anos, melhor jogadora de uma edição de Liga Nacional na década de 90 e com passagens pela seleção de base e master, jogará seu primeiro Mundial da categoria.

“A expectativa é bem positiva, me preparei pra isso. É um orgulho vestir a camisa da seleção e quero representar bem Jaraguá do Sul e o país”, disse a ala da equipe master jaraguaense, o Lobas/Secel.

No comando da equipe, está o marido de Virlei, Christiano Goulart Machado. Com toda carreira de atleta atrelada em Jaraguá do Sul, o hoje treinador de 50 anos do Lobas também trabalha como árbitro da modalidade em Santa Catarina.

“É um privilégio estar na seleção como técnico e participar de um Mundial. A nossa equipe foi campeã do Pan-Americano em 2021, então já vem jogando junto e tem uma consistência que pode fazer a diferença. A intenção é ficar entre os quatro melhores”, afirmou.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

O time do casal estreia neste domingo (27), contra Argentina. Depois, enfrenta o México na segunda-feira (28) e Chile na terça (29). Os dois primeiros se classificam.

Já entre os selecionados do naipe masculino, tem Rafael Fernando Mueller. Com trajetória de destaque como atleta da base ao master, ele ainda é técnico do basquete masculino jaraguaense e vai para disputa do seu segundo Mundial, agora no 40+ – em 2018, na Itália, atuou pelo 35+. Os desafios serão contra Argentina no sábado (26) e Chile no domingo.

“Me preparei muito pra esse Mundial. Pegamos uma chave pesada por ter a Argentina, mas passam dois, então a expectativa é muito boa. O principal é dar o máximo e representar bem a nossa cidade, Estado e o Brasil”, destacou.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Além de Mueller, o município conta com Nicolas Foscolos. Com toda base feita em Jaraguá do Sul, um dos fundadores da AJAB e da equipe master masculina da cidade, o ala de 51 anos fará sua estreia na competição internacional com o Brasil 50+, que pega a Sérvia no domingo e o Chile no dia seguinte.

“Confesso que a convocação foi uma surpresa, porque fiquei um tempo afastado e voltei esse ano. Mas recebi o convite em março e me preparei forte desde então. Vai ser uma experiência única disputar um Mundial depois de tudo que o basquete já me proporcionou na vida”, declarou.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Destinado para atletas de 30 a 75 anos, o Mundial terá a participação de mais de 200 equipes de todas as partes do planeta e se estende até o dia 3 de setembro.

More in Basquete