Texto por Gabriel Minel e Lucas Pavin
No mundo do esporte, os talentos precoces e determinados surgem para inspirar e encantar a todos. Jaraguá do Sul tem o privilégio de ter Gabriela Schramm Ghizoni e Eric Fontanini como promessas do tênis.
Ambos conheceram a raquete e a bolinha desde cedo e hoje integram a equipe Dentro do Tênis, do Clube Beira Rio, e compõem o elenco da Federação Catarinense de Tênis.
De brincadeira a promessa
Com apenas 10 anos, Gabriela, carinhosamente chamada de Gabi, já tem um objetivo claro: ser uma tenista profissional. Seu amor pelo tênis começou aos 3 anos e rapidamente se transformou em uma promessa notável do esporte.
Desde que começou a competir em 2021, Gabi participou de inúmeros campeonatos municipais, estaduais e, até mesmo, nacionais. Ela acumula impressionantes 19 títulos na curta trajetória.
Em julho de 2022, Gabriela representou Santa Catarina na Copa das Federações, que ocorreu em Uberlândia (MG), sendo campeã invicta e trouxe para Santa Catarina o único título do estado na competição.
A maturidade de Gabriela também impressiona, em agosto deste ano, competindo em meio a adultos, a pequena foi campeã da 3ª etapa do Circuito ATJ de Tênis, que ocorreu no município.
- Jaraguaense de 10 anos conquista título de torneio kids em Itajaí
- Fim da 3ª etapa do Circuito ATJ de Tênis, veja os campeões
- Jovem tenista jaraguaense é campeã de duplas no Banana Bowl
Seu talento não passa despercebido e diversos olheiros das capitais brasileiras estão monitorando a jovem promessa do esporte. No entanto, sua família está cuidadosamente considerando os planos para seu futuro, garantindo que a atleta equilibre sua carreira com sua infância.
Fã de carteirinha de Rafael Nadal, Gabi ainda sabe que é cedo para projetar a sua carreira, mas ela sonha alto, assim como o ídolo sonhou um dia.
“Eu amo esse esporte e quero continuar jogando por muito tempo para conquistar muitos títulos”, disse.
Herança familiar
Outro talento do tênis jaraguaense é Eric Godoy Fontanini, radicado por aqui há cerca de três anos. O garoto também começou a jogar tênis aos 3 anos de idade, mas por influência do pai, Adriano Ramon, que praticava o esporte.
Sua carreira começou em 2022, mas foi tempo o suficiente para mostrar o talento e habilidade que possui. Participando de torneios de nível municipal a nacional, o atleta acumula mais de 12 troféus de campeão, entre outras medalhas.
Mesmo sendo apenas uma criança, seus pais lhe dão total independência para suas escolhas.
“Ele é extremamente independente em relação a isso, ele que decide o quanto quer treinar, os torneios que vai jogar etc. Ele sempre teve liberdade para escolher seu caminho, incluindo se vai jogar tênis no futuro ou não”, explica o pai de Eric.
Como sonho e objetivo de vida, Eric afirma que seu sonho é “ser o melhor jogador de tênis do mundo“.
Independentemente se o jovem virá a concretizar seu sonho, a família tem uma postura clara sobre o futuro.
“Que ele siga no caminho correto, seja uma pessoa boa e que seja muito feliz no caminho que ele escolher”, finaliza.