Connect with us

Olímpicos

Missão cumprida: Jaraguaenses completam Ironman mais difícil da história

Luciano Garnica e Daniel Behnke completaram prova em Nice, na França | Fotos: Arquivo pessoal

Completar o chamado Ironman Full, tradicional prova com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida, já é o ápice na jornada de um triatleta. Agora imagina ter que pedalar uma parte de mais de 2km do trajeto em uma subida de montanha. Foi justamente esse árduo desafio que dois jaraguaenses cumpriram com êxito.

Daniel Behnke, de 37 anos, e Luciano Garnica, 48, cruzaram a linha de chegada do Campeonato Mundial de Ironman, em Nice, na França, que só foi possível participar pela conquista da vaga na prova de Cozumel, no México, em novembro do ano passado.

Se não bastasse a realização pessoal, a dupla ainda retorna com o grande feito no currículo de ter superado o Ironman mais difícil da história por conta do percurso de bike, com altimetria total de 2.400m.

“O trajeto de bicicleta foi extremamente difícil e depois ainda tinha que correr uma maratona, então as pernas estavam cansadas. O dia também estava bastante quente com 32°C e foi uma prova difícil em todos os sentidos”, relatou o empresário Daniel.

“A maior dificuldade mesmo foi o percurso de bike pela altimetria, subidas bem íngremes e descidas perigosas. Mas fiquei muito satisfeito com o meu resultado”, completou o médico Luciano.

Por mais que a prova na cidade francesa teve requintes especiais, também já se pode dizer que o Ironman virou rotina na vida dos jaraguaenses.

Daniel faz triatlo desde 2016 e já completou cerca de dez Ironman, a maioria da categoria 70.3 com metade da distância. O primeiro Full foi justamente no México, que o classificou ao Mundial na França.

Luciano, por sua vez, carrega uma trajetória ainda mais longa. São dez anos no esporte e 27 Ironman finalizados, sendo 21 do 70.3 e seis Full. E engana-se quem acha que eles se dão por satisfeitos.

Outras provas pelo mundo já estão no planejamento. Daniel Behnke agora quer chegar ao Mundial de Ironman 70.3 e tentará vaga através da prova em Fortaleza ainda neste ano, enquanto Luciano buscará mais um Mundial de Ironman Full, desta vez em Kona, no Hawaii.

More in Olímpicos