Connect with us

Olímpicos

Do sonho à realidade: Estande de Tiro será inaugurado nesta quarta em Jaraguá do Sul

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

O sonho virou realidade! O tiro esportivo de Jaraguá do Sul está de casa nova e irá inaugurá-la oficialmente nesta quarta-feira, dia 1º de novembro, às 18h, nos fundos do Pavilhão C do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

O Estande de Tiro Roland Leopoldo Germano Janssen tem quase 2,5 mil metros quadrados e promete ser uma das mais modernas do país, sendo projetada para atender todas as modalidades oficiais, de armas curtas e longas, inclusive olímpicas, com provas de 7, 10, 25 e 50 metros.

Com investimento de R$ 3.039.630,93, sendo R$ 1,4 milhão de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, a estrutura contempla dois estandes de tiro, um com mais de 914 metros quadrados e outro com mais de 390 metros quadrados.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Além disso, conta com áreas de recepção, convivência com lanchonete e pergolado, secretaria, cofre, área de espera, casa de alvos, depósito, sanitários e paisagismo. Tudo seguindo padrões internacionais para fortalecer a imagem de Jaraguá do Sul como a Capital do Tiro Esportivo.

“É um momento muito importante para o tiro de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina. Foi pensado em um estande diferenciado e é um sonho realizado. Somos a cidade dos atiradores e temos a festa dos atiradores, então nada mais natural e merecido que tivéssemos um local apropriado para isso”, disse Samuel Lopes, idealizador do projeto, técnico e atleta da equipe jaraguaense.

“Esse é um projeto antigo que sempre carreguei comigo e tivemos o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) através da secretária Natália, que iniciou uma jornada junto comigo desde a fase de projetos até captação de recursos para torná-lo realidade”, completou.

Competições e projetos

Segundo Lopes, a estrutura foi projetada com detalhes para atender a realidade municipal. Ou seja, receber todas as competições entre sociedades, o tiro da Schützenfest, além de torneios estaduais, nacionais e até internacionais. Não poderá ser utilizada para recreação.

“Temos muita coisa moderna no estande e tenho recebido contatos de atletas de todo Brasil elogiando a estrutura, porque consegui aplicar várias ideias de estandes que conheci pelo mundo quando competi com a seleção brasileira”, contou.

O local está apto e homologado em sua parte técnica, restando apenas algumas autorizações do exército sobre calibres que serão praticados para ser oficialmente liberado para uso, o que deve acontecer em breve.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Para o ano que vem, já estão programadas etapas do Campeonato Catarinense e prováveis candidaturas para sediar o Sul-Brasileiro, o Brasileiro e treinamentos da seleção brasileira.

Futuramente, o Clube de Atiradores Jaraguá (CAJ/Secel) ainda pretende criar uma escolinha de tiro para comunidade e as sociedades poderão realizar seus treinamentos, além de várias outras ações que poderão ser feitas em conjunto com a Secel.

Homenagem

O Estande levará o nome de Roland Leopoldo Germano Janssen, reconhecido como o “Pai do Tiro” em Jaraguá do Sul, que aperfeiçoou a modalidade no município com ensinamentos trazidos da Alemanha.

“Meu pai chegou a ir para a Alemanha ver os jogos lá, foi à Schützenfest também na Alemanha. Trouxe um técnico alemão que deu um curso para nós. E cada um que participou do curso, tinha que ter aquelas horas, se não, não ganhava o diploma. Ele era um técnico muito rígido”, relembra o filho Roland Walter Janssen, que conquistou as primeiras medalhas jaraguaenses nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Da esq. para direita: Walter Janssen Neto, Roland Leopoldo e Roland Walter | Foto: Reprodução

O começo da modalidade foi difícil, sem material e estrutura disponíveis, mas era a força e a vontade de fazer acontecer que fez o esporte ser tão praticado e formar grandes atletas para cidade.

Por essa colaboração, em 2001, já com seus 70 anos, Roland Leopoldo recebeu a medalha do mérito municipal de Jaraguá do Sul pela contribuição e engrandecimento ao esporte jaraguaense.

A lenda do tiro faleceu em 24 de abril de 2004, aos 74 anos de idade, mas deixou seu nome escrito na história de Jaraguá do Sul.

“Decidimos homenagear o senhor Roland Leopoldo Germano Janssen por ter sido um dos grandes fomentadores do tiro esportivo em nossa cidade. O primeiro título dos Jogos Abertos no tiro esportivo veio quando ele era técnico. Por muitos anos, ele comandou a equipe competitiva nos eventos oficiais de tiro por Jaraguá do Sul”, destacou a secretária Natália Lúcia Petry.

More in Olímpicos