Connect with us

Olímpicos

Destaque do vôlei jaraguaense se muda para os EUA e realiza sonho de infância

Foto: Arquivo pessoal

Aos 19 anos, Luiza da Cruz desejou, se preparou, lutou muito e hoje se orgulha por estar vivendo um sonho de infância. Destaque no voleibol de base de Jaraguá do Sul, a atleta nascida e criada na cidade conquistou uma bolsa integral para estudar e jogar nos Estados Unidos.

A chegada ao país se deu em julho por meio da agência de intercâmbio esportiva, Xsports, que observou um grande potencial na levantadora e a ajudou em todo processo burocrático até a efetivação da viagem.

Passados apenas cinco meses, ela já pode dizer que a escolha não poderia ter sido mais certeira. Residindo na badalada Miami, a jaraguaense defende o Miami Dade College, maior Junior College do país, que corresponde a fase de iniciação da faculdade, e foi vice-campeã da NJCAA, principal liga esportiva da categoria.

Foto: Arquivo pessoal

Luiza foi titular durante toda campanha e ainda recebeu outros três prêmios individuais: integrante do time destaque nos jogos de conferência, caloura do ano nos regionais, e parte da equipe destaque no campeonato estadual.

“Os resultados foram muito positivos. Foi uma experiência totalmente nova e desafiadora mudar de país, falar outra língua e jogar em outro time com meninas de outros países”, conta.

O contrato é de dois anos, e, após esse período, precisa se transferir para uma outra universidade da Liga NCAA para seguir jogando e terminar sua graduação em fisioterapia. Mas até lá, pretende continuar se destacando em quadra e também se dedicando fora dela, afinal, a média escolar é exigência para manutenção da bolsa.

“Durante a temporada ficou mais corrido pois jogávamos duas vezes na semana. Mas esse foi justamente o principal motivo de eu ter escolhido vir jogar e estudar nos EUA. É muito mais fácil conciliar o esporte com os estudos aqui, pois eles investem muito nessa área. As aulas não são prejudicadas por conta de jogos e treinos, e para continuar jogando você precisa manter as notas na média”, declara.

Foto: Arquivo pessoal

A jogadora voltará a viver essa rotina somente na próxima temporada, já que está de férias e os treinos estão marcados para recomeçar no mês de janeiro. Realizando um sonho, como propriamente diz, Luiza não deixa de projetar os futuros objetivos no país.

“Jogar e estudar no exterior sempre foi um sonho pra mim, assim como acho que seja pra todos os atletas. E assim como foi pra mim isso pode se tornar realidade. Meus planos para depois de Miami Dade é conseguir transferir para uma boa universidade na NCAA e terminar a minha graduação”, destaca.

História no vôlei

O primeiro contato de Luiza da Cruz com o voleibol foi com apenas 5 anos de idade, no Colégio Evangélico Jaraguá.  E aquilo que começou como uma brincadeira virou uma paixão e um estilo de vida.

Após sete temporadas com o time escolar, a levantadora passou a jogar pelas equipes de rendimento de Jaraguá do Sul e deu início a uma linda trajetória no município. Desde que entrou, ela não saiu mais até a categoria adulta, acumulando feitos com a camisa da cidade natal.

Foram aproximadamente 80 conquistas, algumas muito expressivas como Jogos da Juventude, Brasileiro de Seleções, Olesc, Joguinhos e Estaduais, além de ser eleita como Atleta Destaque do Estado em 2022.

Foto: Divulgação/Secel

Uma longa passagem que jamais será esquecida e que traz um sentimento de muita gratidão à jaraguaense.

“A base de voleibol de Jaraguá do Sul foi fundamental para a minha formação como atleta e como pessoa. Sou muito grata as técnicas da Secel, Karina e Tati, ao meu técnico do colégio, professor Edson, e a Prefeitura por todo o suporte com os jogos e treinamentos. Jaraguá do Sul tem um grande diferencial na base dos esportes e isso abre oportunidades para muitos atletas”, finaliza.

More in Olímpicos