Connect with us

Futebol

Juventus reforça foco na base, fecha parcerias e projeta jovens no profissional

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Com a movimentação ainda lenta para uma Série B que só inicia em maio, o Juventus tem o fortalecimento da base como grande objetivo neste começo de temporada. Em entrevista ao Avante! e OCP, o presidente da associação Paulo Ricardo Marcelino deu detalhes sobre os projetos para valorização das categorias menores do clube.

O primeiro passo foi buscar parcerias para auxiliar no processo e se concretizou um acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A entidade dará sua ajuda com despesas como transporte, enquanto o Juve ficará responsável por vestir a camisa de Jaraguá do Sul nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

“O Juventus é um clube que está recomeçando na cidade, que precisa da Secel. Esses jovens atletas são o futuro da nossa cidade e o Juventus tem potencial como marca para valorizar esse parceiro em competições. Esse é o nosso compromisso”, disse Marcelino.

Outra etapa importante no planejamento foi a criação de uma seletiva, que começa na próxima semana e envolverá jovens das categorias Sub-17 e Sub-20. Mais de 100 atletas já se inscreveram para as atividades, que ocorrerão no estádio João Marcatto.

Com a afirmação do projeto, três campeonatos estão definidos no calendário de 2024. O primeiro será o BG Prime Sul-Brasileiro, em que a Escolinha Xoxo 10 utilizará seus atletas do Sub-13 e Sub-15 e jogará com a camisa do Juventus nas categorias.

Tem ainda o Catarinense Sub-20 e os Joguinhos, com o Tricolor já formado por elenco próprio. A intenção é que 40% a 50% desse grupo Sub-20 integre a equipe profissional na Série B do Estadual.

Parceria com o Jaraguá Futsal

O Juventus também desenha uma outra parceria com o Jaraguá Futsal. Segundo o presidente do Moleque Travesso, a ideia é migrar jogadores da quadra para o campo sem sair da cidade e que o Aurinegro tenha um percentual do passe do atleta em caso de uma futura venda.

As conversas estão em estágio inicial e ainda será feito um estudo de formas jurídicas para tirar o projeto do papel.

“Futsal tem que ser reconhecido, não só por ser revelador de atletas, mas também financeiramente. O Jaraguá muitas vezes forma atleta para os outros e nós como clube profissional podemos vincular um menino que possa virar jogador e gerar receita, valorizando o clube”, finalizou Marcelino.

More in Futebol