Os principais pilotos de parapente da região Sul do Brasil estarão em Jaraguá do Sul nos dias 17 e 18 de fevereiro para abertura do Campeonato Catarinense, que teria início no último fim de semana, em Pomerode, mas foi cancelado por conta do mau tempo.
Mais de 100 atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná são esperados no evento, considerado um dos mais disputados do país e que distribui notas aos participantes para competições no exterior, como o PWC (Paraglider World Cup).
As decolagens ocorrerão na rampa do Morro das Antenas, com quatro categorias em disputa: Open, Serial, Sport e Start. As provas são montadas por cada piloto em seu GPS e funciona como um rally no céu. Quem fizer o trajeto em menos tempo no somatório dos dois dias se consagra campeão.
“O Campeonato Catarinense de Parapente é um dos mais tradicionais do país e Jaraguá do Sul além de ter a maior empresa fabricante de equipamentos de voo da América Latina conta com vários pilotos que representam nossa cidade no Campeonato Brasileiro e Mundial”, disse Marcio Tavares, presidente do Jaraguá Clube de Voo Livre (JCVL).
Nos dias do evento, a sede do JCVL, no bairro Ilha da Figueira, estará aberta ao público com serviço completo de bar e cozinha, brinquedos para crianças e show com a banda Crazy Maria, a partir das 16h de sábado (17).
O clube jaraguaense promove o Estadual de Parapente com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Federação Catarinense de Voo Livre e Sol Paragliders.
“Jaraguá do Sul tem grande espaço aéreo para a prática de vôo livre e está sempre de braços abertos para receber eventos como o Campeonato Catarinense, que ainda movimenta o turismo local e dá um colorido todo especial ao céu da cidade”, destacou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.