Não há como negar que um dos pontos mais importantes na estrutura de um clube é sua categoria de base. Vivendo um processo de reestruturação administrativa, o Juventus parece ter aderido de vez esse propósito e retomou parcerias antigas com a Escolinha Xoxo 10 e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para o fortalecimento do projeto.
A aliança tripla já vinha sendo desenhada desde o ano passado e foi concretizada para a temporada 2024, visando grandes competições e na revelação de talentos que possam despontar dentro da cidade.
Com a Xoxo 10, trata-se de um recomeço. As partes tiveram vínculo em 2021 e 2022, quando chegaram às semifinais da Série A do Catarinense e Copa SC Sub-17, e conquistaram títulos regionais.
Neste retorno, a escolinha fornece atletas do Sub-13, Sub-15 e Sub-17, e utiliza a marca Juventus em torneios, como o BG Prime Sul-Brasileiro, que começa neste fim de semana.
“Já temos uma forte parceria com a Secel há dois anos e buscamos nos fortalecer ainda mais no futebol de campo retomando essa parceria com o Juventus. Vai ser muito bom para os dois. Nosso trabalho é de formação e quem sabe futuramente podemos ter atletas jogando aqui e dando retorno financeiro ao clube”, disse Marcio Bandeira Rodrigues, o Xoxo.
Já a Secel mantém auxílio para base do Moleque Travesso, como tem sido nos últimos anos. Entre as despesas, estão transporte, alimento e taxa de inscrição. Além disso, disponibiliza o técnico Rafael Rocha, beneficiado pelo Programa Bolsa Técnico, e alguns atletas da cidade, atendendo as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-21.
Em contrapartida, o Juve fica responsável pela montagem do elenco para vestir a camisa de Jaraguá do Sul nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, já que o clube implementou a categoria Sub-21 e inclusive vem jogando a Série B do Estadual.
“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer entende que é muito importante a parceria com o Juventus, um clube da cidade tão querido por todos. A ideia é fazer com que o pai e o atleta sonhem mais alto, colocando o jovem na base até evoluir para o profissional, sem deixar o município, ficando próximo da família e minimizando os custos”, destacou o gerente de esportes da Secel, José Marcos Ranucci.
Segundo o coordenador das categorias de base do Juventus, Leandro Gambetta, o clube espera consolidar o projeto para virar uma das forças no Estado e também servir de vitrine para os jovens atletas.
“Um dos objetivos do Juventus é fomentar a base e temos que massificar cada vez mais o número de atletas locais e regionais. Queremos competir de igual para igual com as potências de Santa Catarina e também revelar talentos para outros centros”, declarou.
- Juventus anuncia patrocínio de quatro anos com cervejaria jaraguaense
- Juventus fará estreia na Série B em casa, veja a tabela de jogos
- Jovens da base do Juventus acertam com tradicional clube goiano