Connect with us

Poliesportivos

Natália Petry deixa a Secel e José Marcos Ranucci assume a pasta

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Jaraguá do Sul, tem um novo comando até o fim de 2024. Natália Lúcia Petry pediu exoneração para concorrer ao pleito de outubro e o então gerente de esportes José Marcos Ranucci foi nomeado pela Prefeitura Municipal como novo secretário da pasta.

Aos 49 anos, Marquinhos, como é mais conhecido, teve sua primeira passagem pela Prefeitura, na década de 1990, como professor de educação física ACT. Na gestão de Dieter Janssen, entre 2013 e 2016, foi coordenador desportivo e gerente de rendimento, da extinta Fundação Municipal de Esportes (FME).

A partir de 2017, na na gestão de Antídio Lunelli, compôs a equipe da Secel desde o início, sob o comando da Professora Natália, participando diretamente da criação da pasta e chefiando o setor de eventos esportivos.

Em 2021, já na gestão de Jair Franzner, passou para o cargo de gerente de esportes, função que exercia até a nomeação como novo secretário de cultura, esporte e lazer do município.

É um misto de emoções e uma satisfação incrível. Quando entrei na faculdade em 1996, sempre pensei que o degrau mais alto do esporte de Jaraguá do Sul é a Secretaria. Então me sinto realmente contemplado enquanto profissional de educação física”, disse.

À frente da pasta, Marquinhos tem como focos principais as mais variadas competições esportivas ao longo do ano, manter o fomento para técnicos e atletas, e o vasto calendário de eventos, englobando a cultura e o lazer.

“O objetivo é manter essa evolução da Secretaria e dar liberdade para todos crescerem no projeto cultura, esporte e lazer, independente de quem esteja à frente. É uma Secretaria feita a muitas mãos, estou aqui desde 2012 e vi todo esse processo de evolução acontecer. A Natália conseguiu com que as três áreas andassem num caminho de sucesso, com planejamento e gestão profissional. O trabalho foi muito bem feito e vou buscar manter tudo isso”, finalizou.

Natália Petry destaca avanço da pasta

Contentamento e eficiência. Com esses sentimentos, a agora ex-secretária Natália Lúcia Petry deixou a Secel na última sexta-feira (5) após sete anos no comando da pasta.

“Assumi a responsabilidade de unificar as duas fundações em 2017 e dar vida ao setor do lazer. Fazendo uma retrospectiva, o saldo é extremamente positivo no avanço do esporte, cultura e lazer. O sentimento é de dever cumprido, de muita satisfação por todas as realizações e de gratidão por todas as mãos envolvidas nesse processo”, declarou.

O trabalho chegou a ser interrompido por duas vezes, quando assumiu a presidência da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) por oito meses em 2018, e depois ao participar da eleição ao Legislativo jaraguaense em 2021.

Porém, a ligação com a Secel perdurou e foi intensa durante todo período, marcado pelo crescimento da cultura, esporte e lazer na cidade.

Com apoio e aporte da Prefeitura nas gestões de Lunelli e Franzer, a pasta desenvolveu diversas ações, viu o orçamento crescer anualmente e acumulou feitos importantes nas três áreas sob o comando de Natália.

No esporte, o programa Bolsa Desportivo envolvendo o Bolsa Técnico e Bolsa Atleta virou referência em Santa Catarina no desenvolvimento de jovens, contemplando mais de 6.500 alunos, 500 atletas beneficiados e 40 professores contratados.

Os equipamentos também ficaram em evidência, com reformas e melhorias constantes na Arena Jaraguá, ginásio Arthur Müller e Pista de Atletismo, além da construção do Centro Esportivo Prefeito Durval Vasel, apelidada de Areninha, e do Estande de Tiro Olímpico.

Na cultura, destaque para o Bolsa Cultural com mais de 3.000 alunos e 25 profissionais contratados, a revitalização do Centro Histórico e o fortalecimento de grandes eventos como Jaraguá em Dança, Festival da Canção e Schützenfest.

Já no lazer, a notoriedade ficou para reforma da Praça Ângelo Piazera, e construção dos Parques Via Verde, Inovação e Arena, e de áreas de lazer espalhadas pelo município.

Além disso, eventos de grande porte marcaram a gestão, entre eles, o jogo de basquete entre Brasil e México, a Copa Brasil de Voleibol, shows nacionais e o Movimenta Jaraguá.

Feitos que, segundo Natália, transformaram Jaraguá do Sul em um modelo de sucesso.

“Somos referência no desenvolvimento esportivo, cultural e de lazer. Isso é um ganho significativo para sociedade, que sabe que no contraturno escolar pode colocar seu filho em alguma atividade segura com profissionais qualificados”, destacou.

More in Poliesportivos