Connect with us

Futebol

Futebol: Passamos um ‘pente-fino’ no Estádio João Marcatto

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Restando um mês para o início do Campeonato Catarinense da Série A, as dez agremiações entregaram ao Ministério Público na última quinta-feira, dia 26, os laudos necessários para liberar seus estádio e os receber jogos da competição (laudos de segurança; engenharia; prevenção e combate a incêndio; e condições sanitárias e de higiene).

Isso não significa que os equipamentos esportivos serão efetivamente liberados, mas mostra uma evolução em relação a este ano, quando a liberação se deu no dia anterior do início da competição. Isso graças a um trabalho encampado pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes), que coordenou a assinatura de um ‘Termo de Ajuste de Conduta’ (TAC) junto ao Ministério Público.

Na tarde de ontem, dia 27, a reportagem da Agência Avante!/O Correio do Povo esteve no equipamento juventino, o Estádio João Marcatto. Analisamos as benfeitorias realizadas no local, que também recebeu uma nova pintura, graças ao trabalho voluntário de torcedores.

Importante ressaltar que inicialmente se tentou – sem sucesso – um contato telefônico com o presidente interino, para verificar as obras necessárias e os valores investidos. Porém, seu celular estava fora de área ou desligado. A seguir trazemos uma análise isenta sobre o que foi verificado, mostrando os acertos e os pontos onde o clube ainda pode ter alguma complicação.

As obras

28DEZ13-02 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Parte da terra de um barranco situado atrás do Salão Social foi transferida para as proximidades de um portão auxiliar, localizado atrás da arquibancada descoberta. O motivo não conseguimos apurar, mas entre o barro existem pedras soltas, que podem ser um empecilho para a liberação do João Marcatto pela Polícia Militar.

28DEZ13-03 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

O alambrado que divide a torcida local da visitante está laceado e precisa de reparos, o que ainda deve acontecer, tendo em vista que outros setores já receberam atenção. É o caso da própria arquibancada descoberta, onde o alambrado havia sido danificado pela torcida do Joinville, no Campeonato Catarinense deste ano, e até então nenhum reparo havia sido feito. Esta é uma recomendação da Polícia Militar.

28DEZ13-04 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Um problema crônico do João Marcatto, o sistema de proteção de descargas atmosféricas parece que finalmente será concluído, para a alegria do Corpo de Bombeiros. Existem pequenas obras de aterramento com esta finalidade, espalhadas principalmente pela região da arquibancada coberta. Esta é uma solicitação do Ministério Público em aberto desde 2005.

28DEZ13-05 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Outra novidade é o setor para cadeirantes e deficientes físicos, que já existe desde a Copa Santa Catarina, mas era uma das melhorias solicitadas pelo Ministério Público. Fica debaixo da arquibancada coberta, em local de fácil acesso. Porém, falta identificação.

28DEZ13-06 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Outro problema crônico do Estádio era o passeio da arquibancada coberta, que hoje não atende as determinações do Corpo de Bombeiros. A necessidade de uma passagem com 1,5 metros fez com que o primeiro degrau da arquibancada recebesse uma camada de concreto, quase nivelando com o segundo. Uma alternativa prática e criativa, mas que resultou em um desnível de alguns centímetros, que pode causar problemas na liberação.

28DEZ13-07 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Por fim, uma antiga solicitação da Vigilância Sanitária foi parcialmente atendida, ao menos no bar situado embaixo da arquibancada coberta. Desde 2005 é solicitado ao clube a instalação de cerâmica e granitos nos pontos de comercialização de comida e bebida. Neste caso foi instalado o piso, o que já significa um avanço.

28DEZ13-11 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

A imprensa

A questão imprensa não entra na esfera do Ministério Público, mas é bom que os colegas se prepararem para as dificuldades que terão neste ano (nada diferente do ano passado). São apenas seis as cabines disponíveis para rádio e televisão no João Marcatto. Destas, três serão ocupadas pelas rádios Jaraguá, RBN e Amizade, restando apenas três cabines para as emissoras de fora.

28DEZ13-10 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Importante ressaltar que três cabines viraram um camarote da diretoria (ainda na gestão do Falcão) e outros três se tornaram camarote para autoridades no ano passado, atendendo uma determinação da Federação Catarinense de Futebol.

A novidade positiva é que existe sinal de internet sem fio gratuito. A negativa é que o clube não conta com um assessor de imprensa para facilitar a vida de todos no ‘match day’.

O gramado

28DEZ13-12 l Futebol l Estádio João Marcatto © Henrique Porto (Agência Avante!)

Outro item que não ter a ver com o Ministério Público, o campo do Estádio João Marcatto passou por reparos nos últimos dias. A foto mostra pedaços onde a grama replantada aparece mais clara. Agora, a relva foi adubada e cresce para que as raízes possam se fixar.

O local deve ser liberado para treinos apenas na semana anterior à estréia contra a Chapecoense, dia 26 de janeiro. Enquanto isso, a equipe utiliza os campos do João Pessoa, JJ, Acaraí e Arsepum.


Galeria de fotos:

More in Futebol