Connect with us

+ Esportes

Poliesportivo: Um perfil do novo gestor do esporte jaraguaense

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Ele tem 43 anos e acaba de assumir o maior desafio de sua vida: a presidência da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME). Natural de Fernandópolis (SP), Alessandro Buozi Martins aprendeu cedo que, se quisesse vencer na vida, era preciso sonhar alto.

Aos 17 anos, largou sua pequena cidade para jogar basquete no São Paulo Futebol Clube. Durante um ano morou debaixo das arquibancadas do Morumbi, até aparecer uma oportunidade na Itália.

Viajou cheio de sonhos para Roma, mas mal sabia que trinta dias depois teria uma grande decepção. Por motivos que até hoje não ficaram claros, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) negou sua transferência internacional.

Decepcionado, retornou ao Brasil, mas sequer imaginava que sua sorte começava a mudar. Foi chamado por Ary Vidal, então técnico da Seleção Brasileira, para defender o Corinthians, de Santa Cruz de Sul (RS). Lá foi campeão gaúcho e depois começou a rodar pelo país, acumulando conquistas também em São Paulo e em Minas Gerais.

Já visualizava o fim de sua carreira quando veio para Santa Catarina, inicialmente defendendo Florianópolis. Convidado pelo então presidente da Associação Jaraguaense de Basquetebol (AJAB), Nicolas Foscolos, aceitou o convite para defender a equipe local em 2002. Porém, o que realmente o trouxe para a cidade foi a possibilidade de concluir o ensino superior, graças a uma bolsa de estudos integral.

Por aqui ficou e constituiu família. Formou-se em Administração e acabou agraciado com uma bolsa integral de pós-graduação, por ter sido o melhor aluno da turma. Optou pela área de Marketing. Posteriormente cursou Administração Pública e Gestão de Cidades, se especializando para atuar no setor público, onde realizava um reconhecido trabalho na área de projetos e captação de recursos.

Porém, seu primeiro emprego fora das quadras foi no Jaraguá Convention e Visitors Bureau (hoje Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau), onde era estagiário de Fenísio Pires Junior, hoje Diretor de Turismo da FME e seu subordinado.

Apesar da ascensão profissional, Martins ainda mantém a simplicidade do garoto criado no interior paulista e espera que sua história sirva como inspiração aos jovens que hoje estão debutando no esporte.

“Nem todo mundo vai chegar a ser um atleta de alto nível e fazer sua vida financeira através do esporte. São poucos. Então, a gente tem sim que usar o esporte para conseguir estudar e ter uma ascensão social”, alertou.

“Tem que se preparar, pois quando a carreira chegar a uma idade, precisamos ter outros caminhos. E, daí por diante, boa parte da vida ainda está por vir e nada melhor do que se preparar para entrar no mercado de trabalho”, concluiu o novo gestor o esporte de Jaraguá do Sul.

More in + Esportes