Connect with us

Canoagem

Canoagem: Uma conquista inédita para o esporte da região

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

A dupla de canoístas da região, formada pelo jaraguaense Marcos Zanghelini (Zanga) e pelo schroedense Adilson Pommerening (Pomba), conquistou um feito inédito no fim de semana. Os atletas do Clube de Canoagem Kentucky venceram a primeira etapa da Copa Brasil de canoagem de descida, na categoria C2 Open. De presente, levaram uma vaga no Campeonato Mundial da categoria, que acontece em Valentille, na Itália, no mês de junho.

“O resultado foi conquistado não só pela coragem, mas também pelo nosso empenho, pela força, raça e a experiência”, analisou Pomba. Segundo o canoísta, as correntezas do rio Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, exigiram muita cautela, além de preparação física e psicológica dos competidores.

“Duplas concorrentes, como a do Rio de Janeiro e a de Minas Gerais, cometeram falhas nas descidas das corredeiras e acabaram perdendo tempos preciosos. Também tiveram duplas que não completaram o percurso, pois acabaram sofrendo quedas. Uma dupla com menos experiência acabou virando no meio da corredeira e partiu seu caiaque ao meio”, comentou.

Após receberem a notícia de que tinham vencido a etapa e, por consequência, conquistado a vaga no Campeonato Mundial, Pomba conta que foi difícil conter as lágrimas. “Só de lembrar a dor e sofrimento durante os treinos, indiferente do dia da semana, do sol ou da chuva. Mas nada substitui a emoção e a oportunidade de representar o nosso Brasil em um evento mundial”, compartilhou.

Agora, a luta de Pomba e Zanga é por apoio para custear a viagem, além de focar ainda mais nos treinamentos, para desempenharem um bonito papel fora do país. “Vamos em busca de mais um fato histórico para as nossas cidades e para o Clube de Canoagem Kentucky”, concluiu.

More in Canoagem