Connect with us

Canoagem

Canoagem: Jaraguaense avalia sua participação no Campeonato Mundial

© Arquivo Pessoal

© Arquivo Pessoal

“Um antigo sonho, agora realizado”. Foi desta forma que o veterano canoísta Marcos Zanghelini, o Zanga, descreveu sua participação no Campeonato Mundial de Canoagem de Descida, em Valtellina, na Itália, entre os dias 9 e 14. Ao seu lado, Adilson Pommerening, o Pomba, companheiro de tantas jornadas em 21 anos de canoagem.

A dupla se classificou para competir na categoria C2 Open, onde os atletas navegam ajoelhados e cada canoísta pode remar apenas de um lado. Porém, não conseguiu alugar um caiaque em solo italiano e a solução foi competir em separado.

Assim, emprestaram caiaques da categoria K1 e partiram para as descidas na categoria Máster. “O rio era muito nervoso, com fortes corredeiras. Tivemos que optar entre reconhecer o percurso – e possivelmente quebrar o caiaque – ou ir direto para a prova”, lembrou Zanga, que mesmo com as dificuldades terminou a prova na quarta colocação. Adilson foi o oitavo.

“Não é fácil descer rio onde muitos desistiram ou quebraram seus caiaques. Dentro da água estava cerca de 3 graus. O rio estava muito forte e frio, devido ao degelo das neves dos Alpes. É tremer só de pensar em virar neste rio”, comentou o jaraguaense, feliz por seu feito em um evento que reuniu 350 atletas, de 25 países.

More in Canoagem