Connect with us

Natação

Natação: Travessia marca um novo capitulo na história da modalidade

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

A história da natação competitiva em Jaraguá do Sul tem início na década de 70, por intermédio do professor Ariovaldo Xavier dos Santos, o Arizinho, conhecido por muitos somente como o maior artilheiro da história do Juventus. Porém, sua contribuição ao esporte local foi muito mais ampla e uma grande safra de campeões foi ‘forjada’ a partir de seus conhecimentos.

Entre eles aparece o nome de Ligia Braun, que no último domingo (22) foi homenageada denominando uma travessia realizada no Parque Malwee, a primeira prova do gênero realizada na cidade e um novo capítulo na história da natação local. Promovida pela Associação Triatlética Desportiva Jaraguaense (Atrijar), a competição reuniu 120 competidores, que disputaram provas de 750 e 1.500 metros.

“Estou muito emocionada e orgulhosa com a homenagem”, reconheceu Ligia. “Vivi uma história no passado e muitos foram os participantes dela. O grande ensinamento que a natação me deixou é que, muito mais do que ganhar provas e medalhas, é preciso superar a si mesma”, afirmou.

Na avaliação de Luiz Paulo ‘Branco’, coordenador técnico da Atrijar, as expectativas com relação ao evento foram superadas. “Tivemos um grande número de inscritos”, reconheceu. “Espero que a próxima travessia seja um sucesso ainda maior, contando cada vez mais com a participação das crianças, pois o nosso objetivo é fomentar o esporte”, analisou.

Já para o técnico Ronaldo ‘Kiko’ Fructuozo, atual responsável pela natação no município, a prova vem de encontro ao seu trabalho na equipe Ajinc/Urbano/FME. “Nosso objetivo é a formação de nadadores de competição. Jaraguá do Sul tem potencial para isso e nada melhor do que eventos como este para fomentar ainda mais a natação. Temos a grata satisfação de ter atletas que começaram conosco e depois participaram dos Jogos Olímpicos”, informou.

Entre as participantes da travessia, estava a paratleta Maria Helena Rigel, patrocinada por O Correio do Povo. “Antes da prova eu estava nervosa. Tinha medo porque foi a primeira vez que nadei em águas paradas. Mas tive apoio de vários amigos e do meu esposo, que me tranquilizaram”, disse. “Assim que foi dada a largada, só pensei em nadar e o medo passou. Então curti a natureza belíssima e foi bem tranquilo, melhor do que o esperado”, acrescentou Helena, que comentou também sobre a repercussão positiva do evento entre os competidores de outras cidades.

Com relação aos resultados, João Vitor Torres Silveira – de Indaial – foi o vencedor na categoria 750 metros masculino, Bruna Imme – também de Indaial – venceu os 750 metros no feminino, Vinícius Arns Kohns – de Indaial – faturou os 1.500 metros masculino, enquanto Kauane Kosinski – de Curitiba (PR) – foi a campeã nos 1.500 metros feminino.

More in Natação