Connect with us

Futsal

Futsal: De virada, Jaraguá e heptacampeão da Taça Brasil de Clubes

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Acabou o jejum. O campeão voltou. Depois de cinco anos o futsal de Jaraguá do Sul volta a comemorar um título nacional. Foi na 42ª edição da Taça Brasil de Clubes, realizada no município desde o último dia 24 de março, com jogos na Arena Jaraguá.

A final, realizada na noite de sábado (28), colocou frente a frente o maior vencedor da história da competição – o Jaraguá, até então por seis vezes – contra o atual detentor do título da Liga Nacional de Futsal – o Brasil Kirin (SP) –, justamente a equipe que havia eliminado os jaraguaenses na última semifinal da LNF.

E parecia que o filme iria se repetir. Os paulistas saíram na frente do marcador, mas, impulsionado por sua torcida, os jaraguaenses viraram o placar no segundo tempo vencendo por 3 a 1 e comemorando pela sétima vez o título maior da competição (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2015).

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

O Brasil Kirin, de PC de Oliveira, iniciou o duelo com Tiago no gol, Fernando como fixo, Bruno Souza e Falcão nas alas, fechando o quinteto com o pivô Foglia. O Jaraguá, de Sergio Lacerda, alinhou com Baranha na meta, Henrique de fixo, os alas Caio e Dian, além do pivô Diego.

Apesar da forte marcação imposta pelas duas equipes na etapa inicial, as chances de gol apareceram, trazendo trabalho para Baranha e Tiago. O zero a zero seguia teimoso no placar e quando parecia que a partida iria empatada ao seu intervalo, Rodrigo aproveitou uma rápida triangulação para finalizar de fora da área e vencer Baranha, aos 19:26.

Precisando reverter a situação, o Jaraguá iniciou a segunda etapa em ritmo acelerado. Tanto que chegou à igualdade aos 2:33, com o ‘iluminado’ Dian, autor também do gol que colocou os jaraguaenses na decisão. Sem deixar os paulistas respirarem, os donos casa alcançaram a virada aos 4:27, com Diego.

Precisando da vitória, já que o Jaraguá jogava pelo empate no tempo regulamentar e na prorrogação, o Brasil Kirin arriscou tudo e colocou Falcão na função de goleiro linha. Isso quando restavam cerca de dez minutos para o fim do encontro. E num erro na troca de passes, o Jaraguá aproveitou e marcou pela terceira vez, com Yuri, aos 10:44, finalizando ainda do campo de defesa e dando números finais ao encontro.

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

‘Motorzinho’ da equipe, o ala Caio lembrou a trajetória do grupo até chegar nesta conquista. “Temos que ressaltar tudo o que a gente vem fazendo desde o ano passado. É um projeto em longo prazo e ficou uma frustração no ano passado pela nossa equipe não ter conseguido um título de expressão”, afirmou. “Merecíamos pelo trabalho que fazemos no dia a dia. Vencemos excelentes equipes aqui, fazendo valer o mando de quadra. Posso dizer que sou muito feliz por defender Jaraguá do Sul, uma cidade de tradição no futsal” acrescentou.

Declarando seu amor em defender a equipe, o pivô Keko creditou a conquista aos torcedores. “Esse grupo precisava de um título. Eu adoro jogar aqui e o projeto precisava deste título. Hoje a torcida ganhou o título por nós. Estávamos todos muito cansados, jogando no sacrifício, e eles nos apoiaram muito. Eu me sinto realizado em poder fazer parte desta volta do Jaraguá ao cenário nacional do futsal”, disse.

Por fim, o técnico Sergio Lacerda enalteceu a aplicação tática e o espírito de entrega da equipe na grande decisão.“Jogando contra uma equipe qualificada, como Brasil Kirin, era preciso de algo a mais para vencer a partida. O grupo foi mais competente e aplicado, disputou mais ‘uma final’ do que o adversário. Jogou como se joga uma decisão e foi premiado. Agora é comemorar, porque sempre é bom ser campeão”, concluiu.

A campanha do Jaraguá na 42ª Taça Brasil de Clubes foi marcada por quatro vitórias e um empate, marcando 18 gols (3,6 por partida) e sofrendo 6 (1,2 por jogo). Com quatro gols, Diego foi o artilheiro da disputa, ao lado de Eka, do Krona, e Jonathan, do Atlântico.


Campanha [ 3 V / 1 E / 0 D / 18 GP / 6 GC ]:

24/03/15 – 20h15 – Jaraguá (SC) 4×2 Minas (MG) – [Grupo B, vídeo]
Taça Brasil, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Baranha, Diego, Keko e Dian

25/03/15 – 20h15 – Jaraguá (SC) 4×1 Goiás (GO) – [Grupo B, vídeo]
Taça Brasil, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Diego (2x), Caio e Henrique

26/03/15 – 20h15 – Jaraguá (SC) 3×3 Atlântico (RS) – [Grupo B, vídeo]
Taça Brasil, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Éder, Henrique e Oitomeia

27/03/15 – 20h15 – Krona (SC, 1ºA) 1×2 Jaraguá (SC, 2ºB) – [Semifinal, vídeo]
Taça Brasil, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Vitor Hugo e Dian

28/03/15 – 18h30 – Brasil Kirin (SP) 1×3 Jaraguá (SC) – [Final, vídeo]
Taça Brasil, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: Dian, Diego e Yuri

More in Futsal