Connect with us

Basquete

Basquete: 15ª edição do Interpolos acontece na Arena

Um dos maiores projetos formadores de atletas de basquete no país, o ‘A Bola da Vez’ de Jaraguá do Sul encerra suas atividades de 2015, neste sábado (21), com mais uma edição do Interpolos. Com o objetivo de proporcionar a prática da modalidade para crianças de 6 a 14 anos, o evento será realizado na Arena com início marcado para às 8h e termino previsto para 17h.  A abertura oficial ocorre às 10h, uma formalidade que irá reunir algumas autoridades do município e patrocinadores.

A expectativa é que 700 crianças estejam no local para a disputa de três categorias: Pré-Mini (crianças de 7 a 10 anos), Mini (11 e 12 anos) e Mirim (13 e 14 anos). “É o dia mais desgantante, mas também o mais gratificante para nós. Esperamos que as crianças façam a festa do basquete. Queremos oportunizar a prática do basquete, porque é muito difícil realizar a modalidade no Brasil. E nós conseguimos reunir muitas crianças em um único dia. Eles vem brincar de basquete, esquecendo um pouco o lado competitivo e isso é muito importante”, disse Airton Luiz Schiochet, o Ito, idealizador e gestor do projeto existente há 15 anos no município.

Mantido atualmente pelas empresas WEG e OESA, através de repasse pela Lei de Incentivo ao Esporte, o ‘A Bola da Vez’ atende gratuitamente jovens de 6 a 14 anos, no contraturno escolar. No início, o projeto contemplava apenas quatro escolas, mas com o reconhecimento obtido a cada ano, a iniciativa hoje conta com um total de 1,1 mil crianças de 15 escolas públicas da rede de ensino.  “Todos os anos o projeto apresenta melhoras. Em 2015, o maior diferencial foi o grande número de menores que praticam o basquete. Das mais de 1 mil crianças, cerca de 700 tem idade abaixo de 10 anos. Isso é extremamente positivo”, comentou Schiochet. “Jaraguá do Sul é uma cidade privilegiada, por oportunizar às crianças a iniciação nas mais variadas modalidades esportivas”, finalizou.

ADV promove encontro

Um dia depois do Interpolos de basquete, outra modalidade jaraguaense irá reunir centenas de atletas na Arena Jaraguá. A Associação Desportiva de Voleibol (ADV) promove, neste domingo (22), mais uma edição do encontro de polos que envolve equipes completas (seis contra seis), com atletas entre 13 e 15 anos. São esperados cerca de 500 jovens que disputarão jogos em três quadras oficiais instaladas na Arena. O evento começa às 8h, com uma reunião entre os técnicos e os coordenadores. As partidas estão marcadas para iniciar às 9h, prosseguindo durante todo o dia. No total, mais de 80 jogos devem ser realizados, nos dois gêneros. O encontro de polos do vôlei tem o patrocínio da Marisol e da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), além do apoio do Serviço Social da Indústria (SESI).

More in Basquete