Connect with us

Futebol

Futebol: Autor reconta a história da primeira participação do Juventus no Catarinense

Comemorando os seus cinquenta anos na atual temporada, o Grêmio Esportivo Juventus reserva inúmeras histórias para serem eternizadas no clube. E uma das mais importantes veio há quarenta anos, quando o Moleque Travesso entrava em campo pela primeira vez para disputar um Campeonato Catarinense de futebol. Na ocasião, o ‘Time do Padre’ realizou vinte e seis jogos, que renderam uma série de histórias, mas que acabaram se perdendo no tempo. E foi com o objetivo de resgatar essas informações que o autor Henrique Porto iniciou um profundo trabalho de pesquisa.

A busca envolveu consultas aos acervos dos arquivos históricos de Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, além do apoio de historiadores esportivos de Santa Catarina. Foram pesquisados os arquivos fundamentalmente do O Correio do Povo, além de outros jornais como A Gazeta, Diário de Joinville, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e O Estado. Além disso, os atletas que protagonizaram grandes momentos na época também foram entrevistados . “Está sendo como montar um quebra-cabeças. De início não tinha certeza se conseguiria reunir todas as peças. Hoje tenho, em detalhes, um resumo de como foi cada um dos vinte e seis jogos”, disse Porto, adiantando algumas peculiaridades em suas pesquisas, como um goleiro-artilheiro, massagista que também jogava na linha, goleiro que costumava brilhar fora de casa, uma carreata nunca igualada, entre tantas outras histórias.

Previamente intitulado de “A primeira vez do Moleque”, o material contará com 250 páginas, repletas de fotos, histórias, fichas técnicas dos jogos e dos atletas, além de curiosidades. O lançamento está previsto para o dia 6 de novembro, data que não foi escolhida ao acaso. “Será o dia da última partida do Juventus em casa pelo Campeonato Catarinense da Série B e pode significar nosso retorno à elite do futebol estadual”, destacou o autor. Porém, para tornar a obra ainda mais viável, Porto conta com o apoio de empresas e torcedores. “Sei que o momento econômico não é propício, mas existe todo um contexto histórico para o livro ser lançado ainda neste ano. Qualquer valor é bem-vindo”, informou Porto, enaltecendo que os patrocinadores da iniciativa terão seus nomes ou logomarcas estampadas nas orelhas do livro. Outras informações sobre como ajudar a publicação da obra podem ser obtidas com Iriane Porto, pelo telefone (47) 9632-8028 ou pelo e-mail [email protected].

More in Futebol