Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: Paratleta de Jaraguá ganha notoriedade no país e sonha com Paralimpíadas de 2020

Quando criança, Eduardo Franco Sanchez sonhava em ingressar no Exército e seguir a carreira militar. Mas após sofrer um grave acidente em sua terra natal Mato Grosso, o menino com 11 anos na época teve que amputar o braço esquerdo, interrompendo este sonho. A partir daí, ele foi superando todas as adversidades e viu sua vida mudar através do esporte. Hoje, aos 23 anos, o atleta radicado em Jaraguá do Sul desde 2010 tem o ciclismo como sua grande paixão e vem colecionando grandes resultados a nível nacional.

Depois de iniciar sua trajetória na modalidade garantindo medalhas em eventos pelo Estado, Sanchez passou a ganhar notoriedade pelo país no ano passado, quando foi medalha de bronze na etapa única do Campeonato Brasileiro, realizado no mês de dezembro, no Rio de Janeiro, além de ser vice-campeão geral do ranking nacional. Outro pódio marcante foi no Desafio de Bela Vista do Toldo de Mountain Bike, onde sagrou-se campeão na categoria Elite, disputado contra ciclistas sem nenhuma deficiência física. Resultados estes que foram conquistados após muito esforço, já que ele treina de 2h a 4h, entre academia e bike, variando trajetos de 60km a 100km pela região.

Eduardo Sanchez (E), exibe troféu e medalhas mais importantes do ano passado, ao lado de Dênis, dono de uma das empresas patrocinadoras do paratleta I Foto: Rafael Verch/OCP

Eduardo Sanchez (E), exibe troféu e medalhas mais importantes do ano passado, ao lado de Dênis, dono de uma das empresas patrocinadoras do paratleta I Foto: Rafael Verch/OCP

A dedicação diária tem transformado cada gota de suor na esperança de atingir seu maior objetivo no esporte: estar nas Paralimpíadas de Tóquio, em 2020. O jaraguaense de coração sabe que ainda tem muito chão pela frente, mas carrega sua história de vida como grande inspiração para participar do maior evento poliesportivo mundial. “Quando sofri o acidente e perdi o braço fiquei um pouco deprimido, porque eu tinha o sonho de ir para o Exército. Mas aí apareceu o esporte que me ajudou a ser uma pessoa melhor. Busco sempre melhorar e crescer, tanto que meu objetivo hoje é representar meu país pelo esporte na Paralimpíada. Sei que é difícil, mas me motivo a cada dia nos treinos para chegar lá”, disse Eduardo, que atualmente é patrocinado pela Soul Cycles e Overbike, além de contar com o auxilio de amigos nas despesas com passagens para eventos no Brasil.

Para disputar as Paralimpíadas, o ciclista que corre nas categorias contra-relógio e estrada quer dar continuidade aos bons resultados para ser convocado a seleção brasileira ainda nesta temporada. O primeiro compromisso de 2018 está marcado para o dia 18 de fevereiro, quando participa de uma etapa do Catarinense de Marathon, em Piçarras. Porém, o principal foco está no Pan-Americano e Mundial. “Para competir nestas provas dependo da convocação para seleção. Estou bastante esperançoso para isso por ter conseguido bons resultados nacionais em 2017. Espero que seja um bom ano e de grandes resultados nas provas que irei participar”, declarou Eduardo Sanchez.

More in Ciclismo