Connect with us

+ Esportes

Guaramirense completa expedição na maior montanha das Américas

Foto: Acervo pessoal

Jaraguá do Sul tem Hélio Fenrich como um dos grandes expoentes do alpinismo por conta de uma vasta experiência e sucesso em expedições nas mais temidas montanhas pelo mundo. Agora, outro nome começa a despontar no esporte para dar orgulho à região. E ele vem de Guaramirim.

Conhecido por uma longa trajetória no futebol amador da cidade, Adriano Denk alcançou na semana passada o topo do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas com seus 6.961 metros de altitude.

“O dia de ataque ao cume é bastante duro, toda subida é uma negociação com o próprio psicológico que pede para parar e descer. Chegar lá gera um sentimento de conquista, superação e felicidade que valeu a pena tanto tempo de preparação, 35% dos que tentam apenas chegam. É muito gratidão pela oportunidade e voltar sem nenhum acidente”, disse.

O desafio em Mendoza, na Argentina, teve a duração de 13 dias e o guaramirense de 37 anos contou com ajuda do próprio Fenrich, que já subiu o Aconcágua duas vezes e foi o guia responsável por organizar a expedição para o grupo de sete pessoas, no qual estava Denk.

“Sem o conhecimento, planejamento e orientações do Hélio na primeira fase da expedição não seria possível termos segurança e conhecimento para atacarmos o cume sem a presença de um guia. Vimos e ficamos sabendo de alguns acidentes causados por falta de cuidado ou equipamentos adequados”, relatou o guaramirense.

Adriano (D) e Hélio (C) durante a expedição | Foto: Acervo pessoal

“O Adriano esteve super bem desde o primeiro dia da expedição. Na minha avaliação física e de montanha, ele era uma das pessoas com mais possibilidade de chegar ao topo. O Adriano é um cara muito bacana e fico feliz por ele ter conseguido o topo”, declarou Fenrich.

História no alpinismo

Adriano Denk já havia participado de algumas trilhas e travessias sem altitude, mas decidiu entrar de cabeça no alpinismo em 2022, quando escalou os vulcões Mont Meru e Ol Donyo Lengai, na Tanzânia, seguido pela chegada ao cume do Kilimanjaro, a montanha mais alta do continente africano.

Guaramirense no cume do Kilimanjaro | Foto: Acervo pessoal

Porém, as metas não param por aí. Ele espera fazer mais algumas montanhas das Seven Summits, que envolve a subida aos picos mais altos do mundo, como o Kilimanjaro e Aconcágua.

E a próxima já está marcada para o mês de maio. Com apoio de Hélio Fenrich, ele tentará o Denali, no Alasca, a montanha mais alta na América do Norte e mais fria do planeta, com um cume que chega a 6.190 metros acima do nível do mar.

More in + Esportes