Connect with us

Futsal

Metas, finanças e reforços: Presidente do Jaraguá Futsal detalha planos do clube

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

No último dia 10 de maio, Wandair José Garcia assumiu efetivamente a presidência do Jaraguá Futsal, com mandato de dois anos, junto ao vice Pedro Paulo Cardoso.

Aos 64 anos, o mandatário é Mestre em engenharia de produção pela UFSC e administrador pela Faculdade Moraes Junior/RJ. Trabalhou na WEG por 20 anos e hoje é Sócio-Diretor da NewAgent Consultoria Empresarial, Conselheiro de Empresas e Mentor de Executivos.

No Aurinegro, passou a compor a diretoria em 2019 e ocupava a função de vice-presidente na gestão de Flavio Sartori desde 2021.

Agora no comando do clube, traça planos ambiciosos e busca uma evolução ainda maior na parte administrativa, consolidada nas últimas temporadas. O novo presidente concedeu entrevista e destacou quais são os principais projetos. Confira abaixo:

– Qual a satisfação em ser o presidente do Jaraguá Futsal após uma gestão como vice?

 “É um motivo de muita honra e uma forma de devolver pra cidade muito do que ela me proporcionou em termos de carreira profissional, felicidade da minha família e pessoal também. Lembro quando o Marcio e o Francis (presidente e vice de 2017 a 2021) convidaram eu e o Flavio Sartori (presidente de 2021 a 2023), falamos que pra entrar no Jaraguá era para fazer alguma coisa diferente, junto com todos. O trabalho que o Marcio e o Francis fizeram por quatro anos nos deixaram com uma base sólida e procuramos melhorar ainda mais desde 2021. Estamos com muita gente competente ao nosso redor e motivados em alcançar todos os objetivos”.

– Quais foram as principais evoluções implementadas dessa recente gestão?

 “Primeiro o respeito ao nosso cliente, que é o torcedor. Colocamos ele no centro da nossa estratégia e objetivos. Buscamos tornar os jogos na Arena em um palco de entretenimento para que as famílias possam vir e ter momentos de lazer. O segundo ponto foi evoluir o relacionamento com os nossos patrocinadores, a começar pela Prefeitura e Secel, que é a viabilizadora do futsal em Jaraguá do Sul. Com esse respeito com o patrocinador procuramos transformá-lo num parceiro estratégico. Ele vai investir no Jaraguá, porque tem retorno. Esses foram os principais aprendizados que essa diretoria e equipe de gestão proporcionaram”.

– Isso segue um modelo de clube-empresa. É o que vocês pensam para o Jaraguá Futsal?

“Quando entrei na gestão lá atrás, o meu entendimento já era de trazer essa filosofia de gestão empresarial para o Jaraguá Futsal. Independente se a gente pode ser elegível enquanto clube de futsal para entrar por lei na SAF (Sociedade Anônima do Futebol), temos ela como modelo. A SAF preconiza ter uma gestão empresarial, governança corporativa implantada e estamos nesse caminho. Faz todo sentido esse movimento que estamos acompanhando no futebol, que está se tornando empresa, o que só víamos fora do país, e a nossa Liga Nacional de Futsal também está fazendo esse movimento”.

– Esportivamente, qual o principal objetivo da atual diretoria?

“Estabelecemos o sonho grande que é ser campeão mundial de futsal. Pra isso, temos que conquistar tudo que o clube conquistou na época da Malwee e só vamos chegar lá com um planejamento estratégico bem definido. Temos três pilares. O primeiro é um elenco competitivo, com atletas técnicos que praticam e acreditam nos mesmos valores do Jaraguá Futsal. O segundo pilar é uma gestão profissional. Estamos evoluindo nessa questão, implantando um Conselho Consultivo e com uma diretoria muito bem representada, desde a governança corporativa até a superintendência. E o terceiro pilar é ter os parceiros estratégicos, investidores e patrocinadores para que invistam no Jaraguá e isso gere valor para empresa. Esses três fatores são fundamentais para chegar ao nosso objetivo. O resultado em quadra é muito fruto do extra-quadra e estamos trabalhando muito nisso”.

– Como o clube se encontra financeiramente?

“Eu só entraria na gestão com base na transparência e prestação de conta. E é isso que estamos fazendo. A gestão do Marcio e do Francis foi duríssima, de pagamento de uma dívida na casa dos R$ 2 milhões. Se estamos aqui hoje é porque eles, junto com a Prefeitura e Secel, resgataram essa credibilidade do Jaraguá. Ainda temos dívida, mas a maior parte já foi paga. Acredito que ano que vem concluímos esse passivo. No ano passado, avançamos bastante nessa amortização e liquidação, e terminamos o ano pagando todas as nossas contas, sem ficar devendo nada ao elenco. Em 2023, temos um planejamento ainda mais minucioso, sadio e transparente. Estamos muito confiantes de que vamos terminar o ano muito bem, sem pendências”.

– Você vê o Jaraguá no caminho para voltar a ter um grande patrocinador máster?

“Chegando um patrocinador master, que ainda não temos, não podemos deixar de valorizar aqueles que permitiram que o Jaraguá Futsal estivesse aí até hoje e vamos ter a estratégia correta quando chegar esse momento, porque todos são importantes. Mas acreditamos sim que estamos no caminho para ter um grande patrocinador master. O trabalho da agência KWB com a nossa diretoria de marketing está sendo feito para que a gente seja atrativo para esse patrocinador master usufruir de toda visibilidade que o Jaraguá pode proporcionar. Não tem nenhum acordo no momento, mas podemos afirmar que muitas empresas tem nos procurado pra conversar”.

– O elenco ainda pode ter reforços esse ano?

“Sem nenhuma perda no elenco atual, temos uma estratégia de reforçar o grupo e estamos mirando o mercado exterior e do Brasil. Aí depende muito da nossa conversa com esse plano de investimento junto a patrocinadores, mas temos sim o objetivo de trazer pelo menos três peças de relevância que venham para somar na metade do ano”.

More in Futsal