Connect with us

Atletismo

Jaraguaenses buscam medalhas no maior evento de atletismo da América Latina

Andreas Kreiss, Jimmy Lopes e Simone Ferraz são os jaraguaenses no evento | Fotos: Divulgação/Secel/Wagner Carmo/CBAt

A Associação Prática de Atletismo (APA/Secel), de Jaraguá do Sul, terá três representantes na edição 2023 do Troféu Brasil, o principal campeonato interclubes da América Latina, que inicia nesta quinta-feira (6) e vai até o próximo domingo (9), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá (MT).

Destaque para Simone Ponte Ferraz. Com histórico de duas medalhas de ouro, quatro pratas e três bronzes, a atleta olímpica jaraguaense chega como uma das grandes favoritas ao pódio nos 3.000m com obstáculos e 5.000m rasos.

“Minha expectativa é fazer um excelente Troféu Brasil. Venho de uma temporada muito boa de melhores marcas pessoais e estou muito otimista. Sei que as feras do atletismo nacional estarão no evento, então é uma prova de altíssimo nível com todo mundo bem treinado pra buscar vaga no Sul-Americano. É a hora de correr e dar o nosso melhor”, disse a fundista.

Além dela, o município contará com dois jovens talentos, que também aparecem com chances de medalhas: Andreas Lothar Uber Kreiss, no salto com vara, e Jimmy Jhon da Silva Lopes, no salto em altura.

“O Jimmy está voltando de lesão, mas acreditamos que ele possa fazer uma boa participação. O Andreas vai para o seu segundo Troféu Brasil um pouco mais maduro e tem possibilidade de pódio. Então vamos bem empolgados”, opinou o técnico da APA, Ezequiel Emerson Wagner.

O evento também será seletivo para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, de 28 a 30 de julho, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) do Troféu Brasil serão chamados para a seleção brasileira, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1 de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.

Além disso, é uma ótima oportunidade para os atletas tentarem os índices exigidos ou somar pontos para o ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e os Jogos Olímpicos de Paris-2024, na França.

More in Atletismo