
Quando se pensa em pole sports, a imagem que pode vir à mente é a de mulheres fazendo acrobacias usando um poste – ou barra vertical – como apoio. Mas o que muita gente não sabe é que a modalidade, que busca se tornar olímpica, traz diversos benefícios à saúde, movimenta grandes campeonatos e tem uma jaraguaense entre as melhores atletas do mundo.
Natural de Canoinhas, mas radicada em Jaraguá do Sul, Sabrina Quadros tem um currículo invejável no esporte e se prepara para disputa do Campeonato Mundial de Aéreos e Pole Sports, que será realizado de 20 a 29 de outubro, na Polônia.
Mas para defender as cores do Brasil na Europa, ela corre contra o tempo e busca apoiadores para viabilizar sua participação. Com gastos estimados em R$ 15 mil, incluindo passagem, hospedagem e alimentação, Sabrina está promovendo uma campanha através de uma “vaquinha” virtual (clique aqui). Até o momento, foram arrecadados cerca de R$ 1.900.
Representante da Estudio Aero Balance, a qual é proprietária e treinadora, a jaraguaense conquistou a vaga por ser a atual campeã brasileira de mastro pendular artístico, na categoria Elite 18 a 39 anos, a mais importante da modalidade. Além disso, aparece em sétimo lugar no ranking mundial.
“Já estava bem feliz pela vaga e oportunidade de participar do Mundial. Pensava em ficar entre as dez primeiras, mas já estou entre elas e agora vou tentar buscar o pódio”, destacou.

Foto: Arquivo pessoal
Há 10 anos praticando pole sports, Sabrina soma outras conquistas imponentes na carreira, como o terceiro lugar no Pan-Americano de 2017 na categoria profissional, em Buenos Aires, na Argentina, entre tantas outras a nível nacional e estadual.
Sobre a modalidade
Os esportes aéreos promovem a prática de exercícios físicos utilizando aparelhos como a barra de pole dance, lira acrobática e o mastro pendular. Todas as modalidades trazem benefícios de aumento de força, flexibilidade, coordenação motora e consciência corporal.
Em um campeonato são avaliadas dianteira similar a ginástica, com movimentos obrigatórios de força, flexibilidade e giros. A performance dura quatro minutos e o atleta deve demonstrar linhas perfeitas conforme exigido.
Os movimentos devem ser executados sem demonstrar esforço e de acordo com a música. A pontuação é feita de acordo com o que foi executado e cada erro é descontado ao final da apresentação.

Foto: Arquivo pessoal
