Connect with us

Olímpicos

Medalhista olímpico visita Schützenfest e elogia Estande de Tiro

Foto: Divulgação/PMJS

Além da presença marcante dos jaraguaenses, a 33ª edição da Schützenfest está recebendo visitantes de todo o Estado de Santa Catarina e de outras partes do país.

No sábado (11) as atenções se voltaram para um visitante ilustre: Felipe Wu, único atleta brasileiro que conquistou medalha no Tiro Esportivo, na categoria pistola de ar 10 metros, nos Jogos Pan-Americanos deste ano, disputados em Santiago, no Chile.

Felipe veio acompanhado pela esposa, a jaraguaense Rosane Sibele Budag e pelo filho de Rosane, Edward Bryan Ewald. Os três têm uma trajetória de sucesso no esporte e, em época de Schützenfest, eles não perdem a oportunidade de vir para Jaraguá do Sul.

Ao conhecer o novo Estande de Tiro Olímpico Roland Leopoldo Germano Janssen, ficaram impressionados. “Estão de parabéns, é uma estrutura de alto nível. Já competi aqui outras vezes e Jaraguá do Sul merecia um espaço deste”, comentou.

A família fez questão de conferir de perto a estrutura do estande de tiro. Os três ficaram um bom tempo “testando” a mira por lá. “A iluminação é muito boa, a altura da bancada está legal, vocês estão de parabéns é uma baita estrutura”, finalizou Felipe Wu.

Histórico de Felipe Wu

É bicampeão mundial, campeão Pan-Americano, participou de duas Olimpíadas (Rio 2016 e Tóquio 2022) e bronze no Pan-Americano 2023.

Neto de chineses e filho de atiradores, Wu começou sua trajetória no esporte aos 11 anos, por lazer. Começou a se destacar nos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010, realizados em Singapura, quando conquistou a medalha de prata.

No mesmo ano, conquistou a medalha de ouro ao compor a equipe brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Medelin. Integrou a delegação nacional que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.

Também conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, em Santiago. No Pan de Toronto, em 2015, conquistou a medalha de ouro na categoria pistola de ar 10 m, além de vencer duas etapas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo em 2016.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, conquistou a medalha de prata na prova de tiro esportivo na categoria pistola de ar de 10 metros.

O desempenho de Wu foi o melhor de um atleta brasileiro nos Jogos Olímpicos para essa modalidade desde os Jogos de Antuérpia, em 1920. Com a medalha de prata, atualmente é considerado um dos maiores atiradores do mundo.

Histórico de Rosane Sibele Budag

Recordista Sul-Americana de carabina 50m, vice-campeã Ibero Americana na carabina deitada, nove vezes campeã brasileira na carabina 3 posições e carabina de ar, e única atleta da carabina a participar de uma Olimpíada – Rio 2016.

*Com informações de Prefeitura de Jaraguá do Sul

More in Olímpicos