Connect with us

+ Esportes

Jaraguaense faz história ao completar as seis maiores maratonas do mundo

Marcos Grajauskas Jr. fechou o projeto na corrida de Tóquio neste mês | Foto: Arquivo pessoal

Completar uma maratona é o que muitos corredores almejam, mas imagina percorrer as seis principais maratonas do mundo. A lista é seleta no Brasil e agora um jaraguaense faz parte dela.

Marcos Grajauskas Jr. cravou seu nome na história ao conquistar a Mandala Six Majors, condecoração exclusiva aos maratonistas que completam as provas de 42,195 quilômetros de Berlim (Alemanha), Tóquio (Japão), Londres (Inglaterra), Nova Iorque, Boston e Chicago (Estados Unidos).

Após seis anos de muita dedicação e resiliência, o empresário de 44 anos fechou o ciclo no início deste mês em Tóquio e se tornou o primeiro homem jaraguaense a atingir o feito. A jornada iniciou em 2018 ao finalizar a primeira Major, em Nova Iorque, que acabou servindo de motivação para os demais eventos.

“Vislumbrei o que seria participar de uma das maiores corridas do mundo e a vontade de conhecer as outras cinco foi grande. Incorporei em meus planos a ideia de viajar para correr e correr para viajar, e assim fui planejando”, contou.

Em 2019, ele cruzou a linha de chegada em Chicago, mas precisou pausar o projeto na temporada seguinte por conta da pandemia e voltou para o desafio em 2021, cumprindo a prova de Berlim.

Provas de Nova Iorque, Chicago e Berlim | Foto: Arquivo pessoal

A partir desta prova, passou a contar com a ajuda do treinador Lucas Fliegner, da equipe Body.Lab, e viu o sonho do Six Majors tornar-se realidade ao fechar uma corrida por ano: Londres, em 2022, Boston, em 2023, e a recente Tóquio.

“Sempre dizemos que, para maratona, o mais difícil nao é a prova em si, mas sim a preparação. O ciclo de treinamento exige muita dedicação e foco. Temos que administrar muito bem a rotina de treinamento versus a atenção a família e trabalho. Além disso, temos os requisitos específicos de inscrição e qualificação técnica exigidos pelos organizadores das provas que compõe a World Marathon Majors. É um grande desafio e ser o primeiro homem jaraguaense a completar as seis provas dá uma ideia dessa grande jornada”, destacou Marcos.

Provas de Londres e Boston | Foto: Arquivo pessoal

O sentimento de dever cumprido também foi compartilhado pelo professor Lucas Fliegner, que falou da satisfação em ter o primeiro aluno conquistando a honraria.

“Cada conquista deve ser comemorada, independente da dimensão dela, pois cada um conquista o que sonha e somos agentes coresponsáveis por todo esse processo, assumindo um papel importantíssimo nessa jornada. Alguns dias atrás celebramos uma grande e primeira conquista de nossa carreira, a minha como treinador e do Marcos como atleta, que após muita dedicação conquistou a medalha Six Star”, afirmou.

Mas engana-se quem pensa que os objetivos param por aí. O corredor da Body.Lab já iniciou planejamento para novos desafios.

“Sou movido a desafios. Estou em busca de novas provas, sempre buscando conciliar a corrida com a possibilidade de conhecer lugares diferentes”, finalizou.

História na corrida

Apesar de ter nascido em São Paulo, Marcos Grajauskas Jr. é jaraguaense de coração e foi na cidade catarinense, onde mora há 20 anos, que se apaixonou pelo esporte.

Incentivado pelo amigo Anderson Bortolini, ele começou a correr em 2017, época em que um grupo de atletas se preparava para uma prova no Chile. “O Anderson me convidou várias vezes para participar, pelo menos nos 10km, algo que na época era uma distância totalmente impossível, porque não corria nem 1km”, lembra.

Mesmo sem se sentir preparado, Marcos topou o desafio e mal imaginava que aquela decisão mudaria sua vida. Com uma grande preparação, o empresário foi tomando gosto e a corrida passou a fazer parte de sua rotina diária com o tempo.

“Veio então a primeira prova e a sensação de completá-la foi incrível. Com isso, novos desafios foram vindo”, disse.

E quantos desafios. Desde então, o corredor já completou mais de 30 meias-maratonas, 13 maratonas e perdeu as contas de quantas provas realizadas de 5km e 10km.

More in + Esportes