Connect with us

Boxe

Projeto de boxe cresce em Jaraguá do Sul e busca ser referência em SC

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Jaraguá do Sul é reconhecida por revelar grandes talentos no mundo das lutas. É assim no MMA, muay thai, taekwondo e jiu-jitsu, por exemplo, que possuem nomes de destaque a nível nacional e até internacional. Agora um grupo trabalha para tornar a cidade em uma referência em outra modalidade tradicional: o boxe.

Com mais de 20 anos de experiência na profissão e responsável por levar atletas a títulos brasileiros e até medalhistas mundiais, o técnico ucraniano Dimitri Zapara chegou com esse intuito ao município em 2020.

Em pouco tempo, fundou a Associação Jaraguaense de Boxe ao lado de Vanderlei Zocatelli, que aproveitou para colocar o filho Rafael como o primeiro aluno. Aos poucos, o projeto foi ganhando corpo e hoje começa a ganhar seu espaço no cenário estadual.

Técnico Dimitri Zapara | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Formada atualmente por sete atletas, a equipe treina de segunda a sábado, duas vezes por dia, e já vem de conquistas importantes no ano passado, quando três atletas ficaram no Top 3 do Campeonato Catarinense e um garantiu medalha nos Jogos Abertos de SC.

“Tem bastante descendente de alemão, polonês e ucraniano aqui na região. Esse povo gosta de boxe e é muito competitivo. Estamos crescendo e dando resultados nos melhores campeonatos do Estado”, disse Dimitri.

Para 2023, o foco segue nas competições pelo Estado. Copa Catarinense, Cinturão de Ouro, e novamente Campeonato Catarinense e Jasc estão na agenda. Segundo o técnico ucraniano, o primeiro objetivo é se consolidar em Santa Catarina para depois migrar aos eventos nacionais.

“Nossos meninos ainda não têm tempo de prática suficiente para poder brigar no Campeonato Brasileiro, onde os atletas são muito experientes e com um número muito maior de lutas feitas na carreira. Já estamos evoluindo em Santa Catarina e queremos nos tornar referência do boxe no Estado”, destacou.

Apoios e sonhos

Com a notória evolução, o projeto passou a contar com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que fornece uniforme, inscrição, alimentação e transporte em campeonatos, além da Academia Fight Box, que cede o espaço para treinos.

A associação ainda busca mais patrocinadores para manter vivo três grandes sonhos a médio e longo prazo: ter a própria academia, desenvolver o boxe nas escolas e transformar Jaraguá do Sul no centro do boxe no Brasil.

“São projetos que podem demorar para acontecer, mas sonhamos e trabalhamos com esse planejamento. Temos muitos talentos e Jaraguá do Sul pode virar uma referência no Brasil”, afirmou Dimitri Zapara.

Metas ambiciosas também passam pelos próprios pugilistas da equipe. É o caso de Rafael Zocatelli. Primeiro aluno do técnico ucraniano na cidade, o jaraguaense de 23 anos está entre os melhores boxeadores de sua categoria no Estado e tem planos bem claros para carreira.

“Em 2023, quero muito (ganhar) o Jasc e Catarinense. Eu sonho com o Brasileiro, mas ainda acho que não estou pronto. Quero os eventos estaduais agora para ir ao Brasileiro em 2024. Futuramente, dentro de quatro ou cinco anos, sonho com títulos mundiais”, declarou.

Rafael Zocatelli | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

More in Boxe