Connect with us

Ciclismo

Ciclismo: Quando a limitação não é um obstáculo

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Enquanto muita gente aproveitou o feriado para descansar, o ciclista de estrada Eduardo Franco Sanches percorreu 110km em cima de sua bicicleta, em mais um dia de treino puxado. Natural de Pontes e Lacerda (MT), mas radicado em Jaraguá do Sul, o garoto de 19 anos leva uma vida normal, dividindo seu tempo entre o trabalho no almoxarifado da Weg e os treinos.

A única diferença é que Eduardo perdeu o braço esquerdo aos 11 anos, após um acidente, quando foi atropelado pelo tio. Ao contrário de muita gente, que desanima ao adquirir uma limitação física, Eduardo nunca se deixou abater. “Uma semana depois que eu saí do hospital comecei a tentar andar de bicicleta. Me acostumei bem, mesmo com um só braço. Um dia, teve uma corrida na cidade onde eu morava (Rio Negrinho). Arrumei uma bicicleta, comecei a treinar e estou praticando até hoje”, lembra.

Por não existir uma equipe da modalidade em Jaraguá do Sul, o ciclista paralímpico compete por Itajaí. No último fim de semana Eduardo conquistou o terceiro lugar na primeira etapa da Copa Brasil. “Foi emocionante dividir o pódio com o bicampeão do mundo Soelito Gohr. Ele atacou bastante durante a prova. O final selecionou, mas ele é superior”, reconheceu.

A competição conta com cinco etapas e caso Eduardo permaneça entre os três melhores do país, terá direito a Bolsa Atleta Nacional, que segundo ele seria importante para investir em equipamentos.

Porém, o mais importante é que a colocação o credencia à Seleção Brasileira da modalidade, fato que o deixaria perto de seu maior sonho: disputar a Paraolimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. “Foi isso o que me deu mais vontade de trabalhar com ele. Quando perguntei o que ele queria no ciclismo, o Eduardo respondeu de pronto que queria estar na Paralimpíada”, lembrou o orgulhoso técnico Rogério Muller.

More in Ciclismo