Connect with us

Futebol

Futebol: ‘Hermano’ Emanuel Oreggione tenta a sorte na base do Juventus

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Qual a distância entre uma pessoa e seu maior sonho? No caso do garoto Emanuel Oreggione, ela pode ser calculada em quilômetros. São 1.631 entre a cidade argentina de Granadero Baigorria, na Província de Santa Fé, e Jaraguá do Sul, onde chegou há duas semanas para defender a equipe de Juniores do Grêmio Esportivo Juventus. Aos 18 anos, o garoto deixou sua família (Pai, Mãe e Irmã) na Argentina, atrás de uma oportunidade de mostrar o seu futebol.

Com 1,85 metros e 75 quilos, é atacante. Canhoto, tem como ídolo o holandês Arjen Robben. “Gosto da pegada que ele tem. Sempre jogando para a frente”, comentou. Emanuel nasceu em Rosário, terra de craques como Messi e Di Maria, da atual seleção ‘albiceleste’. Segundo seu novo treinador, Neto Araújo, ele é um avante diferente dos encontrados no futebol brasileiro, por não ter medo de finalizar, além de ser extremamente voluntarioso em campo. “É um jogador de área, um finalizador. No caminho da bola ele já ajeita o corpo para finalizar”, informou Araújo.

Emanuel acredita que seu estilo de jogo se adaptará melhor ao futebol brasileiro. “Aqui é melhor, o jogo é mais ofensivo. Com dois toques as equipes estão no ataque. Assim chegam mais bolas”, ponderou. Ele é o terceiro estrangeiro a vestir a camisa do tricolor jaraguaense. Anteriormente passaram pelo clube o atacante argentino Adrian (Cristian Adrian Samana, em 1999) e o volante colombiano Carlos Saa (Carlos Alfredo Saa Posso, em 2010), ambos no grupo profissional.

O atacante não vê muitas diferenças entre os métodos de treinamentos em seu País e aqui. Inclusive elogiou o ambiente e a estrutura que encontrou no João Marcatto. “Gosto de como se trabalha o futebol aqui. É como uma família, como se estivesse em casa. A estrutura é até melhor do que eu esperava. Os brasileiros são pessoas muito boas e brincam o tempo todo. Assim é melhor, pois se convive em um bom ambiente”, analisou o garoto.

Lembrando que a equipe Junior do Juventus foi terceirizada nesta temporada à empresa K & K Sports, de Curitibanos, já que o clube não teria condições financeiras de manter o time na competição. Já os Juvenis são tocados pelo Atlético Jaraguá, do treinador Eduardo Rodrigues.

Voltando à história de Emanuel, o garoto esperar marcar sua passagem pelo tricolor jaraguaense com muitos gols. Prometeu balançar as redes adversárias por nove vezes no returno do Campeonato Catarinense, que inicia no próximo dia 19. Inclusive já pensou na comemoração do primeiro deles. “Vou ‘bailar’ uma cúmbia e dedicar para a minha família”, brincou.

Enquanto os gols não chegam (sua estreia está condicionada também à liberação da documentação), Emanuel treina forte e aproveita os momentos de folga para matar saudade da família pela internet. “Estou aqui para ajudar o Juventus e a mim mesmo”, concluiu o garoto, que pretende percorrer muitos quilômetros ainda em sua carreira como jogador.

Aqui é melhor, o jogo é mais ofensivo. Com dois toques as equipes estão no ataque. Assim chegam mais bolas.
Emanuel Oreggione, atacante do Juventus

More in Futebol