Não foi uma gestação de Salamandra Alpina, que precisa de aproximadamente 38 meses para seus filhotes se desenvolvam completamente. Porém, a novela em torno da realização do Campeonato Jaraguaense da Segunda Divisão já estava agoniando os clubes interessados.
Em uma ponta da corda estavam as próprias equipes, que apoiadas em uma promessa da administração municipal, cobravam apoio financeiro. Do outro, a Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME), que não tinha previsto em seu orçamento uma dotação de verba com esta finalidade e já oferta à comunidade o Campeonato Varzeano.
Mexe-se um pouco aqui, ajeita-se outro tanto lá e enfim o bom senso imperou. Em comum acordo, cada lado pagará por uma parte do montante necessário para realizar a disputa. A FME irá remanejar R$ 20.500,00 de seu orçamento destinado a arbitragens. Já os catorze clubes desembolsarão R$ 680 cada.
O martelo foi batido na última quinta-feira, dia 10 de julho, em reunião na sede da Liga Jaraguaense de Futebol (LJaF), que envolveu todas as partes interessadas. Segundo o presidente da entidade, Rogério Tomazelli, a decisão se deu em comum acordo entre os clubes. A partir de então, o desafio passou a ser encontrar uma fórmula de disputa que agradasse a todos, dentro do valor disponível.
“Na primeira etapa teremos três chaves, na segunda etapa duas chaves, seguida da semifinal e final. Essa composição foi muito bem aceita pelos clubes”, esclareceu Tomazelli.
A competição está prevista para iniciar no dia 2 de agosto. A princípio, os jogos serão mais espaçados, já que algumas equipes ainda disputam o Campeonato Varzeano. Já a decisão está agendada para o dia 18 de outubro.