Connect with us

Jogos Abertos de SC

Poliesportivo: Boletim dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina [12NOV14]

Em sua 54ª edição, os Jogos Abertos de Santa Catarina estão longe do ‘glamour’ vivenciado nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Naquele tempo, os JASC eram a principal competição para a grande maioria dos atletas, uma verdadeira vitrine.

Hoje, porém, é mais frequente a participação em eventos de alcance nacional, ou até mesmo internacional, em várias modalidades, o que acaba tirando um pouco do brilhantismo dos nossos jogos. O foco é outro, num sinal claro dos tempos.

Mas, apesar disto, a competição ainda tem o seu ‘charme’ ao continuar revelando talentos e servindo como principal ferramenta de congraçamento do esporte catarinense.


Caratê:

© Iriane Porto (Agência Avante!)

© Iriane Porto (Agência Avante!)

Sem pretensão de medalhas. É desta forma que o caratê parte para a disputa dos JASC. “Pretendemos marcar alguns pontos, já que nosso trabalho não é focado nesta competição”, afirmou o técnico Abílio Julio da Costa. A equipe terá um total de seis atletas, sendo cinco homens e duas mulheres. Dois deles ainda são da categoria juvenil.


Futsal (M):

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

“Eu dou importância aos JASC, pelo investimento que a Prefeitura faz no futsal”, afirmou o técnico Sergio Lacerda. Ex-jogador, disputou por diversas vezes o evento, mas no momento se vê obrigado a dividir o grupo entre a competição estadual e as semifinais da Liga Futsal. A competição de futsal nos JASC ocorre entre os dias 16 e 20, enquanto as semifinais da competição nacional estão marcadas para os dias 18 e 24. Por este motivo, a garotada do sub-20 deve ser a opção em alguns jogos.


Natação:

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Assim como o atletismo, a natação também acabou assediada por outras cidades e perdeu dois atletas. “Estou indo com as equipes da Olesc e dos Joguinhos. Medalha está bem difícil, pois o pessoal é muito novo. Mas esperamos pontuar para o município”, afirmou o técnico Kiko Fructuozo. No individual, suas apostas são Ana Beatriz Weller e Alberto Marcatto Filho, que podem buscar medalhas.


Taekwondo:

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

O taekwondo viaja com grandes expectativas aos JASC. “Respeitamos nossos adversários, mas vamos brigar de igual com qualquer um. Nosso objetivo é trazer medalhas e briga pelo troféu geral”, adiantou o técnico Helton Berthi. Para isso, aposta suas fichas nos atletas Thales Militão, Romenig Pinto e Israel Rosa.


Tênis de Mesa (M):

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

Apostando em atletas da cidade e objetivando ficar entre as dez melhores equipes do gênero masculino, o tênis de mesa parte para mais uma edição dos JASC. “A equipe é toda da casa. São atletas revelados na cidade e que praticam o tênis de mesa há uma década”, informou o treinador Volnei Nass, que neste ano não levará a equipe feminina aos jogos. Charles Peters é a principal esperança de medalha.

More in Jogos Abertos de SC