Connect with us

Futebol

Futebol: Saiba quem é Fábio Trindade, o técnico do Juventus para 2015

© Divulgação

© Divulgação

Talvez você nunca tenha ouvido falar no atacante Fabio Trindade. Muito menos em um técnico com este nome. Mas o torcedor do Juventus já pode ir se acostumando. Caberá Fabio Trindade da Silveira, o Fabinho, a missão de devolver o ‘Moleque Travesso’ à elite do futebol de Santa Catarina. Técnico licenciado pela UEFA, diploma que poucos ‘professores’ brasileiros possuem, tem 37 anos e é gaúcho de Pântano Grande. Destro, 1,73 metros e 73 quilos, destacou-se em campeonatos amadores de futsal e de campo antes de ser profissionalizado pelo XV de Novembro, da cidade de Campo Bom (RS).

Depois de passagens pelos também gaúchos Esportivo (Bento Gonçalves) e Glória (Vacaria), desembarcou no futebol europeu. Sempre na Dinamarca, defendeu as equipes Randers (foto), Herfølge e HB Køge, entre os anos de 2005 e 2013. Foi neste período que começou a se preparar para a vida do lado de fora dos gramados e começou a estudar para ser técnico.

“Na Europa os atletas não esperam parar de jogar para virar técnico. Eles vão estudando, para que, no fim da carreira, tenham uma profissão”, esclareceu. “Quando eu estava na Europa, vi que precisava aproveitar aquela oportunidade. Então estudei várias línguas [hoje falo quatro idiomas] e me formei técnico pela UEFA. São no mínimo oito anos de curso”, informou Trindade.

De volta ao Brasil em 2013, jogou no Avenida (RS), mas acabou encerrando sua carreira de 22 anos após quatro jogos. Já tinha optado por ser treinador. “Hoje eu tenho licença para ser técnico de clubes, mas ainda preciso estudar mais dois anos caso queira ser técnico de Seleção”, disse. “O conhecimento que estou trazendo para cá não é nada que li em algum livrinho e estou tentando implantar no Juventus. Tenho o conhecimento, vivenciei e estudei. Não vamos chegar aqui e começar a inventar”, acrescentou o comandante do Moleque.

Trindade sabe bem o desafio que terá pela frente, principalmente pelo momento que o clube atravessa. Mas afirma que não deixou a esposa e uma filha no Rio Grande do Sul para embarcar em uma aventura. “O Juventus está um pouco desacreditado, tanto no futebol, como instituição. Até essa confiança voltar é difícil, mas é por isso que estamos com os pés nos chão, mudando a estrutura física do estádio, para que os jogadores que venham para cá saibam que aqui o trabalho é sério”, ponderou. “Queremos associar a nossa imagem a coisas boas e não ruins”, acrescentou.

Quanto à montagem da equipe, Trindade informa que ela iniciou no último dia 3, junto com os treinos da equipe Junior, que será a base do grupo principal, reforçada por algumas contratações pontuais mais próximo do início da Série B. “Hoje o Juventus tem uma filosofia de trabalho, um estilo de jogo no papel. Já estamos trabalhando a base da equipe, com os Juniores. Até o início do campeonato, em maio, teremos seis meses de trabalho. E isso é muito tempo. Vemos times por aí montando um elenco um mês antes do campeonato”, analisou.

Por fim, o técnico pede um voto de confiança ao torcedor. “Queremos que o torcedor venha para o estádio e torça pelo Juventus sabendo que dentro de campo os atletas estarão dando o seu melhor. Vamos dar o nosso máximo para mudar essa imagem que o clube tem hoje”, concluiu.

More in Futebol