Connect with us

Judô

Luta: Crescimento nos tatames é traduzido em medalha no judô

© Henrique Porto (Agência Avante!)

© Henrique Porto (Agência Avante!)

O ano de 2014 foi especial para o judô de Jaraguá do Sul, principalmente por voltar a conquistar medalha em uma competições da Fesporte. Resultado de um trabalho a longo prazo encabeçado pelo técnico Claudio Marcelo de Almeida, um ex-atleta que pretende resgatar a tradição que a cidade sempre teve na modalidade.

“Graças a Deus que os resultados começaram a aparecer. O esporte é isso. A gente planta para colher, mas isso demora. Tem que regar, adubar e mexer a terra de vez em quando, para ao longo do tempo as coisas irem acontecendo”, ponderou Almeida.

A conquista veio com Guilherme Rodrigues, ouro nos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc. “Ele medalhou em todas competições importantes neste ano. Na mais importante delas, a Olesc, ele ‘sobrou’ em sua categoria e isso é muito bom”, disse.

Para o treinador, a conquista de Guilherme é apenas a ‘ponta de um iceberg’ e prevê novos triunfos em um futuro próximo. “Nós temos toda uma equipe de base que está vindo, com outros garotos que eu tenho a absoluta certeza que daqui algum tempo estaremos comentando como destaques. Aos poucos, os resultados vão surgindo e essa é a nossa função enquanto técnico desportivo e educador”, adiantou.

E esse trabalho de renovação é contínuo, tendo como motivador o fato de ser gratuito. “Quem quiser praticar o judô, a partir de fevereiro, iniciando o período escolar, nós reiniciaremos o trabalho de escolinha na Arena Jaraguá, onde toda e qualquer criança pode praticar a modalidade gratuitamente”, disse Almeida.

Mas, apesar da gratuidade, a procura ainda é baixa. “Uma das coisas que me deixou frustrado neste ano foi a baixa procura pela modalidade. E não foi por falta de divulgação”, lamentou. “Essa foi uma característica deste ano, que foi anormal em relação aos outros. Por isso faço um apelo aos pais, que procurem incentivar seus filhos a praticar algum esporte. Trata-se de um investimento na formação e na educação de seus filhos”, concluiu.

More in Judô